segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

S. J. do Rio Preto chega a 539 casos de dengue



A dengue continua avançando nas cidades do noroeste paulista neste começo de ano. Em São José do Rio Preto foram registrados até sexta-feira (15) 539 casos de dengue em 2013. Em apenas um dia, a Secretaria de Saúde confirmou 28 casos da doença.
 Com estes números, em média, 11 pessoas pegaram dengue por dia em Rio Preto desde o primeiro dia do ano até sexta-feira. Se os registros continuarem nesta velocidade, em poucos meses, a cidade poderá ter uma epidemia, que, segundo o Ministério da Saúde, é quando há 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Com um pouco mais de 400 mil habitantes, Rio Preto precisaria de 1,2 mil casos de dengue para a cidade entrar em estado de epidemia.
 A orientação da vigilância epidemiológica é se a pessoa começar a passar mal, teve febre, dor de cabeça, vômito, dores no corpo, ela não deve esperar, muito menos tomar qualquer tipo de medicamento. Ela deve procurar, o quanto antes, um médico ou um posto de saúde mais perto de casa e informar sobre esses sintomas.
A Secretaria de Saúde Rio Preto já deu início à força-tarefa com intensificação das ações de prevenção e controle contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  De acordo com o Coordenador de Vetores, Abner Souza, milhares imóveis já foram fiscalizados.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, a ação começou com reforço no bloqueio e retirada de potenciais criadouros dos imóveis visitados por agentes de saúde e também com nebulização de inseticida nos bairros em que foram registrados casos positivos de dengue.
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.


Nenhum comentário: