sábado, 23 de fevereiro de 2013

4ª edição da Mostra Gastronômica Rio Preto será lançada nesta segunda-feira, dia 25


Edição 2013 traz ingredientes inéditos e
 novidades para restaurantes e consumidores

A 4ª Mostra Gastronômica Rio Preto será lançada nesta segunda-feira (25/2), às 20 horas, na Bella Capri Pizza e Pasta Redentora. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Negócios de Turismo, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e similares.
A Mostra acontece de 01 a 21 de abril e vai permitir a inserção de 74 novos pratos ao cardápio da gastronomia regional com ingredientes ainda inéditos, além de novidades como a participação de lanchonetes, cafés e pastelarias, um seminário técnico, cursos de gastronomia molecular, reaproveitamento de alimentos e preparação de drinks, abertos ao público.
O lançamento da Mostra deve reunir cerca de 100 convidados entre autoridades, patrocinadores, apoiadores imprensa e representantes restaurantes, pizzarias, churrascarias, bares, lanchonetes, cafés e pastelarias. São 37 estabelecimentos inscritos para o evento. Cada um criou dois novos pratos para atrair o público. Espera-se a participação de 20.000 pessoas passando pelas casas inscritas durante os 50 dias da Mostra.
O prefeito Valdomiro Lopes considera o evento muito importante no cenário da gastronomia regional. “Movimenta o setor. Nos anos  anteriores houve 40% de aumento no movimento dos estabelecimentos participantes e é isso que buscamos: fomentar o trabalho e renda”, destaca o prefeito.
Para o empresário Paulo Roberto Silva, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), a quarta edição do evento consolida Rio Preto como polo da gastronomia regional. “Os empresários do setor aprimoraram a confecção dos pratos com novas pesquisas  para oferecer uma maior diversidade e atrair um público que gosta do evento e é ávido por novidades”, diz ele.
A qualidade dos novos pratos também foi destacada pelo chef Rodrigo Bueno, Diretor Estadual da Associação dos Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala). “O júri técnico encerrou nesta segunda-feira a degustação de avaliação dos pratos  e percebemos uma qualidade superior aos anos anteriores. É um sinal de que os chefs estão se aperfeiçoando e evoluindo o que coloca muitas casas no mesmo nível de bons endereços das grandes cidades”.
A 4ª. Mostra Gastronômica é realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores).
Premiação e Novidades
Os garçons que mais indicarem os pratos da Mostra serão homenageados e os que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugar geral receberão prêmios em dinheiro. Os chefes de cozinha também serão homenageados e participarão de um sorteio com premiação de R$ 800,00 a R$ 1.500,00, de acordo com a classificação de cada um. O consumidor também sai ganhando. Ao preencher o cupom de avaliação ele está concorrendo a uma moto, uma adega e uma TV LCD.
O consumidor também pode participar do Tour Gastronômico. Quem visitar o maior número de estabelecimentos diferentes participantes da Mostra ganhará uma viagem e, em caso de empate, haverá  sorteio. Tem ainda o concurso de fotografia, o Fotografe sua Gula.
O Seminário Gastronômico, marcado para o dia 25 de março, é outra novidade na edição 2013 da Mostra. Será um dia com palestras e workshops com temas que abordam a gastronomia molecular, a preparação de drinks, programas de boa alimentação utilizando o reaproveitamento de alimentos e a apresentação final do chef Marcelo Gianchini, que virá de São Paulo especialmente para o evento.
Palestras e orientações técnicas de capacitação também serão realizadas para os empresários, gerentes e demais profissionais do setor de gastronomia.
Uma divertida corrida dos garçons, às 9h, no dia 25, também faz parte da programação. Os projetos sociais também estão presentes. A Mostra visa arrecadar alimentos que serão doados para o Fundo Social de Solidariedade.

Lançamento da 4ª. Mostra 
Gastronômica Rio Preto
Dia: 25 de fevereiro de 2013
Horário: 20h
Local: Bella Capri Pizza & Pasta Redentora
Endereço: Rua Raul Silva, 308 – Bairro Redentora
Informações: (17) 3014 2944 / 9218 1899

Nenhum comentário: