quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Saúde orienta os atendimentos em fonoaudiologia e amanhã entrega 42 cadeiras de rodas


Fonoudiólogos da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vão orientar pacientes da rede municipal que passem por unidades de saúde, nessa sexta-feira, dia 7/12, sobre as principais doenças que acometem a voz e fala. A ação ocorre em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro.
 Ao todo nove unidades de saúde participam da ação – UBS Santo Antonio, UBSF Parque da Cidadania, UBSF Jardim Maria Lúcia, UBSF Simões/Renascer, UBSF Vila Mayor, CSE Estoril, UBSF São Francisco, UBSF Cidade Jardim e UBSF Caic/Cristo Rei.
 Segundo a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Viana, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vão receber orientação sobre o atendimento em fonoaudiologia prestado na rede por meio de material educativo. As ações serão realizadas no período da manhã e tarde.
 “Também será realizada triagem de pacientes que apresentem alterações na voz, além da aplicação de questionários para analisar a degluticação e inspeção do meato acústico (ouvido)”, afirma.
 Para ser atendido por um fonoaudiólogo, o usuário SUS deve ir até a UBS ou UBSF mais próxima e agendar consulta um clínico geral que vai analisar o caso e realizar o encaminhamento, se necessário.

Saúde entrega 
42 cadeiras de rodas

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto entrega nessa sexta-feira, dia 7/12, 42 cadeiras de rodas a pacientes atendidos pelo Núcleo Municipal de Reabilitação Física.
 O Núcleo é responsável pelo atendimento de pacientes não só de Rio Preto, mas de outros 100 ligados à Direção Regional de Saúde (DRS-XV). No local são oferecidos programas de reabilitação física, órteses, próteses e meios de locomoção.
 Nesse ano já foram entregues mais de 650 órteses e próteses.
Atendimento 
Para ser atendido no Núcleo de Reabilitação Municipal, é necessário que o interessado seja encaminhado de uma unidade de saúde. A pessoa deve procurar a unidade mais próxima de casa e solicitar o encaminhamento.
 Em Rio Preto, qualquer uma das 25 unidades de saúde, bem como o Ambulatório de Especialidades (ARE), podem realizar o encaminhamento. O tratamento e as próteses são gratuitos e custeados pelo SUS.

Saúde no bairro visita 
Estância Nova Veneza

O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nessa sexta-feira,(7/12), a Estância Santa Veneza, localizada na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do distrito de Engenheiro Schmitt.
 Serão oferecidos atendimento médico e avaliação odontológica, além de exames preventivos como coleta de papanicolaou, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
 Os moradores também receberão orientações sobre como evitar a dengue.
 O atendimento, que será realizado das 8 às 16 horas, ocorre em dois ônibus adaptados em consultórios médico, ginecológico e odontológico.

Nenhum comentário: