Pelo menos 25 mil crianças, menores de cinco anos de idade, são esperadas em 25 unidades de saúde hoje, sábado, dia 18/8, para atualização do calendário vacinal, no lançamento da Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
O objetivo da campanha, segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, é atualizar as vacinas que estejam em atraso e também iniciar o novo calendário vacinal infantil desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização.
Para saber se caderneta de vacinação do filho está em dia, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Se os pais não puderem ir até as UBSs neste sábado terão até o dia 24 de agosto para comparecer”, ressalta Michela. As unidades vão estar abertas das 8 às 17 horas.
Novas vacinas
Entre as novidades que serão implementadas no calendário vacinal infantil está a nova vacina contra pólio, a VIP (vacina inativa contra poliomielite) que até o mês de julho eram aplicadas apenas via oral, independente da idade da criança.
A partir de agora, as duas primeiras doses da vacina – que devem ser aplicadas aos dois e quatro meses de idade do bebê – será injetável e a partir de seis meses serão aplicadas as gotinhas.
“Porém, essa nova normativa só vale para bebês que ainda não foram imunizados, não começaram o calendário vacinal. A criança que já tomou a primeira dose da vacina oral, continua com o esquema das duas gotinhas”, afirma Michela.
Outra novidade é a introdução da vacina pentavalente, que vai imunizar contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, que passará a ser aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário