quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saúde prorroga vacinação contra gripe

 
O Ministério da Saúde prorrogou nesta quinta-feira, 24/5, por mais uma semana, a campanha nacional de vacinação contra gripe em todo o Brasil. A ação, que terminaria nesta sexta, agora será encerrada somente na próxima semana, dia 1º de junho. Em Rio Preto, a vacina está disponível em 25 unidades de saúde.
Devem ser vacinas pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. Portadores de doenças crônicas que tenham prescrição médica também podem ser imunizados.
Segundo a enfermeira e coordenadora da campanha, Michela Dias Barcelos, a prorrogação vai proporcionar um maior tempo para as pessoas que ainda não tiveram tempo para se vacinar. “A vacina é de grande importância para os grupos definidos pelo Ministério, pois além de imunizar contra os vírus Influenza, auxilia na diminuição de complicações decorrentes da gripe como pneumonias e internações, principalmente entre os idosos”, afirma.
Até essa quinta-feira, foram imunizados contra a doença em Rio Preto um total de 46.688 pessoas. A expectativa é de imunizar pelo menos 80% das 75 mil que se enquadram nos critérios propostos pelo Ministério da Saúde.
Michela ressalta que a vacina só tem contra-indicações para quem é alérgico a ovo ou aos outros componentes da vacina. “É mito dizer que a vacina causa gripe, pois os vírus que compõem a vacina estão inativos”, afirma.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde neste ano vai imunizar contra três tipos de vírus - influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B.

Nenhum comentário: