quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Procon Rio Preto orienta sobre como economizar na compra de material escolar


O Procon Rio Preto alerta que a principal dica para economizar neste início de ano letivo é pesquisar em vários estabelecimentos antes das compras, pois o mesmo produto pode ter variação de até 250%, conforme a loja escolhida. O ano letivo começa na última semana de janeiro nas escolas particulares e na rede pública a partir de 6 de fevereiro. Mas, para os pais a procura pelo material escolar já começou. Para economizar, o Procon lembra aos pais que é preciso analisar o material escolar que sobrou do ano anterior, verificando o que ainda pode ser reutilizado. Borrachas e apontadores, por exemplo, são itens com ampla duração. Reunir um determinado número de pais e comprar o material no atacado, já que alguns estabelecimentos costumam dar bons descontos para quem compra em grande quantidade também é uma boa opção.
O Procon alerta que, no entanto, na lista do material escolar o estabelecimento de ensino não pode exigir produtos de marca específica, determinar a loja onde será efetuada a compra ou livraria onde o material deverá ser comprado.
O estabelecimento de ensino também não pode pedir itens de uso coletivo como material de higiene e limpeza ou solicitar contribuição para pagamento de despesas como água, luz e telefone.
O órgão de defesa do consumidor também alerta aos consumidores a necessidade da solicitação da nota fiscal em qualquer compra, pois no caso de trocas, ela será necessária. Caso o material apresente algum problema, mesmo que seja importado, o consumidor pode reclamar – o prazo para produtos não duráveis é de 30 dias e de 90 para os duráveis, no caso de vícios (defeitos) aparentes.
O Procon Rio Preto atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Um comentário:

Nela disse...

Gran post, amemo y sobre todo instructivo, ya que los libros de texto, son muy caros.
Besos
Nela