terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chuvas aumentam necessidade de cuidados e prevenção para se evitar a dengue



 Com a chegada das chuvas, os cuidados para se evitar a dengue devem ser redobrados. Essa é a orientação da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto devido ao início do período chuvoso, que deve se estender até o próximo mês de março. Embora o município tenha registrado queda no número de casos de dengue em 2011, com redução de 97% em relação a 2010 – foram 853 no ano passado contra 24,2 mil no ano anterior, a situação de alerta é contínua.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, a população deve estar atenta para auxiliar a Prefeitura na prevenção e combate do Aedes aegypti, transmissor da doença. “Hoje, 90% dos criadouros do mosquito são recipientes inservíveis, ou seja, sem utilidade para o morador, por isso pedimos que os cuidados sejam intensificados”, alerta.
Atualmente, estão em circulação no município três tipos de vírus da dengue – 1, 2, e 4, sendo que esse último,  toda a população da cidade não está imune, pois não era registrado no Brasil há mais de 28 anos.
Frank ensina que a população deve combater a dengue diariamente vistoriando a própria casa. “Todo e qualquer recipiente que possa acumular água deve ser retirado do quintal ou área externa. Outro local que merece atenção são as caixas de água, além das calhas. A primeira deve estar devidamente tampada, já as calhas devem ser limpas periodicamente e as folhas retiradas, pois favorecem o acúmulo de água”, afirma.
Ainda na área externa, pratinhos de vasos de plantas devem ser eliminados, pois acumulam água, que pode ser um potencial criadouro do Aedes. “Bebedouros de animais devem ser lavados com água e sabão semanalmente. O mesmo vale para boxes de banheiros, que devem ser limpos com água sanitária. Já ralos e vasos sanitários em áreas não utilizadas devem ser vedados com plástico e fita adesiva”, alerta Oliveira.
Ações
O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: