quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sucen auxilia Saúde no combate a dengue


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, passou a contar com o auxílio da Sucen -Superintendência de Controle de Endemias, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, para auxiliar no controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti no município.
 Nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22/12, respectivamente, 35 agentes do órgão Estadual vão atuar em parceria com agentes de saúde do município no trabalho de arrastão e visitas casa a casa. Os agentes da Sucen estão vistoriando imóveis na região leste do município, a começar pela Vila Anchieta. Na próxima semana, o grupo deverá visitar outros bairros da cidade.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, a ação visa eliminar qualquer tipo de potencial criadouro do mosquito, transmissor da dengue, além de orientar a população sobre as principais de medidas de prevenção contra a doença.
 Simultaneamente ao trabalho da Sucen, os 575 agentes da Secretaria de Saúde continuam com suas atividades de rotina nas unidades, eliminando criadouros e orientando a população. Há ainda equipes trabalhando nos Pontos Estratégicos, Imóveis Especiais, Bloqueio e Controle de Criadouros, Nebulização, além dos das fiscalizações  e cooperativa dos carroceiros.
 Outra ação desencadeada nesta semana é a distribuição de 5 mil jogos de dominó educativos que contém dicas sobre como evitar a dengue. A medida faz parte do Plano de Ações contra a Doença, lançado pela Prefeitura no último mês de outubro.
 O jogo – que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde - propõe acabar com o Aedes, transmissor da doença, de forma divertida. “Já utilizamos essa estratégia no ano passado e deu certo. Nessa época do ano, a maior parte das crianças já está de férias, em casa e essa é uma forma diferenciada de orientá-las sobre dengue, pois se tornam multiplicadores das medidas de prevenção no convívio com a família”, afirma o gerente.
As peças do dominó contêm dicas simples sobre como manter a caixa d’água tampada, limpar as folhas secas de calhas, colocar areia em vasos de plantas e evitar jogar no lixo qualquer recipiente que possa se tornar um potencial criadouro.

Nenhum comentário: