quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo sistema de transporte coletivo é implantado desde ontem (02/11) em São José do Rio Preto


A partir desta quarta-feira (02/11) os usuários do sistema de transportes coletivo em São José do Rio Preto começam a utilizar o novo modelo de ônibus, dotado de GPS e monitorado por câmeras de segurança e elevador para cadeirantes. O novo sistema entre em operação com o preço da tarifa mais baixo, adotado desde 26 de setembro, quando o valor caiu de R$2,30 para R$2,10, uma redução de 8,9%. 
A mudança é parte do novo edital de concessão do transporte coletivo, definido após licitação realizada no início do ano e no qual foram vencedoras as empresas Santa Luzia (lote 1) e Expresso Itamarati (lote 2). O lote 1 vai atender aos bairros da região Norte e tem como região mais populosa os bairros Residencial Nova Esperança e Solo Sagrado. O lote 2 terá maior número de usuários no bairro João Paulo II. 
Serão 240 ônibus, dos quais os do lote 1 virão nas cores amarelo, azul e vermelho e os pertencentes ao lote 2 terão cores prata, vermelho e azul. 
São 55 linhas, que serão mantidas e ampliadas gradativamente para que o usuário se adapte. 
Os usuários poderão dar sugestões na Ouvidoria, criada especialmente para ouvir os passageiros. Ela está instalada no mesmo prédio onde vai funcionar a CCO - Central de Controle Operacional Monitoramento, na rua Silva Jardim, 4031, centro.  O número da Ouvidoria é 3222-3702.
A principal mudança no sistema será o monitoramento, que será realizado pela CCO, para onde os motoristas poderão se reportar pelo GPS, no qual podem acionar a central para qualquer tipo de ocorrência como problemas mecânicos, alerta em caso de assalto, acionamento de ambulância para o caso de passageiro com mal estar súbito. São 29 opções de acionamento da central pelo condutor dos ônibus. A CCO também vai monitorar se os trajetos estão sendo cumpridos de acordo pelas empresas.
As câmeras de segurança vão prevenir possíveis assédios ou assaltos aos passageiros. O sistema será coordenado pelo secretário de trânsito, Aparecido Capello, que designou equipe treinada para a CCO. O novo sistema começa a funcionar nesta quarta-feira a partir das 5 horas.  

Nenhum comentário: