segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha nas UBS vai diagnosticar hepatite C em pessoas com mais de 40 anos


Será lançada na próxima terça-feira, dia 1º de novembro, a campanha “Hepatite C na maturidade”, promovida pelo GADA- Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais, com apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Direção Regional de Saúde (DRS-XV) e Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) 29 e 30. 
A campanha terá como foco inicial homens e mulheres que participam dos programas de hipertensão arterial e de diabetes em cada um dos 101 municípios sob responsabilidade da  (DRS-XV).
Segundo o GADA, 11 mil testes rápidos para a doença serão distribuídos pela ONG em toda a região. Desse total, 5 mil serão enviados para as 25 unidades de saúde de São José do Rio Preto para a testagem dos pacientes com 40 anos ou mais cadastrados nos programas Tempero da Vida, que trata hipertensos e Doce é a Vida, voltado a diabéticos.
Para o teste rápido, considerado de triagem e não de diagnóstico, é coletada uma gota de sangue. Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado para que faça o teste tradicional, com a coleta de sangue. O resultado fica pronto, em média, em torno de 15 dias.
Na região, segundo Júlio Caetano, coordenador da campanha e do GADA, os resultados positivos na triagem serão enviados para ambulatórios regionais de hepatites virais. “A meta da campanha é sensibilizar pelo menos 1,5 milhão de pessoas em toda a região”, afirma.
Em Rio Preto, o tratamento para hepatite é realizado por meio do Ambulatório Municipal de Hepatites Virais, que é referência em todo o interior de São Paulo. Já o teste para diagnóstico de hepatite B e C pode ser realizado em qualquer uma das unidades de saúde do município e também no CTA -Centro de Testagem e Aconselhamento, dentro do programa Fique Sabendo. Para fazer o exame é necessário levar um documento de identidade na Unidade de Saúde e solicitar o teste. 
Desde quando a hepatite passou a ser doença de notificação compulsória, já foram notificados pelo menos 7 mil casos de hepatites B e C nos serviços de saúde de Rio Preto. Estima-se que pelo menos 8 mil pessoas tenham a doença no município e desconheçam essa condição. 

Campanha Hepatite C na maturidade
Período – 01 a 30 de novembro
Local – Em Rio Preto, em todas as 25 unidades 
de saúde do município. Na região, o interessado deve 
se informar na Secretaria de Saúde de sua cidade.

Nenhum comentário: