domingo, 30 de outubro de 2011

“Vozes da Alma” expõem à partir de amanhã obras feitas pelos nossos moradores de rua

    
A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Cultura, lança no dia 31 de outubro, às 15h30, no Centro Cultural Daud Jorge Simão, a Exposição Cultural “Vozes da Alma.” 
A mostra ficará aberta até o dia 16 de novembro, e a visitação é gratuita. De segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. 
São 29 telas, além de trabalhos em guardanapos e caixas de MDF. As produções resultam de três meses de oficina de arteterapia, realizada com aproximadamente 40 moradores de rua de Rio Preto.
“Nada é mais apaixonante do que poder visualizar um trabalho. Com as oficinas de arteterapia envolvemos os moradores que estão na rua, e buscamos construir vínculos entre nossa equipe e eles. Através da arte levamos cidadania para aqueles que já esqueceram dos seus direitos”, ressalta a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima. 
As produções estarão à venda e o lucro será para o próprio artista. Os interessados poderão retirar a obra no último dia da exposição. 
A ideia da exposição surgiu quando evidenciou-se o estado de encantamento que os moradores ficavam ao verem suas obras prontas. Então buscou-se uma maneira de valorizá-los, mostrando as produções ao grande público. A “Vozes da Alma” também busca incentivar que outros moradores conheçam o trabalho e possam se integrar a ele. 
“É importante ressaltar que o trabalho não é ensinar técnicas de pintura, mas deixar que as pessoas se expressem livremente, utilizando as cores, formas e materiais que quiserem”, destaca Ivani. 
As oficinas de arteterapia com os moradores de rua acontecem há aproximadamente um ano. Os encontros são interativos e dinâmicos,  baseados na troca de conhecimento, partilha das experiências de vida, resgate da auto-estima e superação das dificuldades pessoais, onde todos têm a oportunidade de falar sobre o que sentem. 
Os resultados surpreendem a todos. “Até os próprios moradores ficam encantados”, explica Daniella Simões Benetti, pedagoga responsável pela oficina de arteterapia.  

Nenhum comentário: