quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Página da Vida dia 10 do mês dezembro de 2008


A escritora Andréa del Fuego realizou quarta-feira dia 26 de novembro, na Biblioteca “Dr. Fernando Costa”, a oficina “O tamanho do miniconto”, que integrou o projeto Viagem Literária da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Andréa é paulista formada em Publicidade, é também colunista do programa “Entrelinhas”, da TV Cultura. Durante sua carreira, colaborou com as revistas “Pesquisa Fapesp”, revista do Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória da USP, “Maire Claire”, “EntreClássicos”, “Revista do Brasil”, “Sítio” (revista literária portuguesa), “Rolling Stone”, entre outros. É autora de seis livros de ficção: “Minto enquanto posso”, “Nego tudo”, “Engano seu” (projeto contemplado com a bolsa de incentivo à criação literária da Secretaria do Estado de São Paulo), “Sociedade da Caveira de Cristal” (livro selecionado no PNBE-2009), “Quase caio” e “Os Malaquias”. Participou como autora convidada do “Encontro de Interrogação”, evento literário realizado pelo Instituto Itaú Cultural, em Buenos Aires; “Pecha Kucha Night”, evento multimídia internacional realizado pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; “Corredor Literário”, entre outros eventos voltados à literatura. Mantém o blog www.delfuego.zip.net. Em sua oficina “O tamanho do miniconto”, a escritora se propõe a incentivar a produção literária com a criação de minicontos que encontram larga difusão e capacidade de diálogo com leitores através dos dinâmicos meios de comunicação como blogs e sites. Na primeira parte da oficina, Andréa deu algumas definições sobre conto. Em seguida, os participantes exercitaram a escrita de minicontos a partir de temas e imagens. Depois, discutiram os materiais produzidos. A oficina teve duração de 4 horas, com início às 14 e terminou às 18 horas. Este foi o último evento do projeto Viagem Literária em São José do Rio Preto, que durante sua realização, teve como objetivo enriquecer as ações educativas incentivando o público a ter uma proximidade maior com as bibliotecas. Em agosto, a escritora Kátia Canton realizou a oficina “Era uma vez...”; em setembro quem participou do projeto foi o escritor Menalton Braff; e em outubro foi a vez da cronista Heloísa Seixas.
Na digitalização abaixo, exemplo de um miniconto de Ivana Arruda Leite, que causou o maior frisson entre as mulheres participantes, com o ,titulo de “RECEITA PARA COMER O HOMEM AMADO”, texto extraído do livro Falo de Mulher, Ateliê Editorial – São Paulo,2002


DANIELA CRISTINA CABURRO - Nascida em São Carlos, em 10/06/71. Com 8 meses de vida teve poliomielite e como conseqüência, ficou tetraplégica. Para Daniela, a arte sempre foi um sonho de poder colocar para fora tudo o que estava na sua cabeça e na sua alma; e desde 1995 ela vem dedicando sua vida à pintura, mostrando um grande talento.
Venho tecendo comentários desde o início do mês, primeiramente foi com Adauto Maurício da Rocha, que pinta com adaptador para segurar seus pinceis e na edição de sábado divulguei o trabalho de Marcelo Cunha, com o quadro “ Árvore na Lagoa”, um original pintado com a boca e no domingo apresentamos uma professora de pintura que suas obras são produzidas tanto com a boca ou com o pé, veja que belíssimo este “ Velas Natalinas”, pintado desta vez com o pé, e hoje apresentamos esta São Carlense com esta belíssima imagem “ Jesus na Manjedoura”, pintado com a boca e aproveitando as mensagens de final de ano, veja e adquira os trabalhos dos Pintores com a Boca e os Pés ou acesse seu site APBP, associação deles está situada na Rua Tuim, 426 – CEP 04514-101- São Paulo. COLABOREM !!!


Para ver as fotos das matérias acima: Andréa del Fuego e "O tamanho do miniconto", o “Jesus na Manjedoura”, original pintado com a boca de Daniela Cristina Caburro, a digitalização deste belíssimo poema "Vírus do Amor" ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Neamen e Roberto, personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Nelson e Wilson no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

Nenhum comentário: