quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Terminal Urbano já tem monitoramento total


A Prefeitura, por meio a Emurb – Empresa Municipal de Urbanismo, colocou em funcionamento esta semana seis novas câmeras de monitoramento no Terminal Urbano de passageiros. “A partir desta semana o terminal de embarque e desembarque dos ônibus urbanos está 100% monitorado”, destaca o diretor da Emurb, Gil Fontes. Os equipamentos visam garantir mais segurança para os usuários. Além das câmeras o local conta agora com uma cabine de vigilância da Polícia Militar, onde ficam 4 Policiais Militares.
O monitoramento das câmeras é feito pelo Copom – Centro de Operações da Polícia Militar. Agora são 4 câmeras no Terminal Urbano e duas na Estação Rodoviária. O sistema de monitoramento do terminal funciona com 36 câmeras, instaladas em pontos estratégicos na parte interna e externa do prédio.
As novas câmeras são PTZ, de última geração, com giro de 360 graus e podem ser movimentadas horizontalmente/ verticalmente e aproximar ou afastar (zoom in/out) a imagem de qualquer área ou objeto.
De acordo com dados do Copom o maior número de ocorrências naquela região ocorre na parte externa do terminal e desde que o monitoramento começou, em 2012, as ocorrências caíram 40% principalmente em frente ao Terminal Urbano. As principais ocorrências atendidas pela PM naquela região são de tráfico de drogas.
A Polícia Militar orienta a população a denunciar casos de pequenos furtos para quem os autores possam ser identificados pelas câmeras.
Além do Terminal Rodoviário, a Emurb é responsável por outras 22 câmeras, instaladas no Calçadão e também monitoradas no Copom.

Nenhum comentário: