sábado, 3 de agosto de 2013

Escola Viva realiza curso para Bombeiro Mirim


Alunos da Escola Viva, do bairro Dom Lafaiete, estão integrando o projeto Bombeiro Mirim. O curso ensina crianças de 11 a 13 anos, sobre prevenção de acidentes, combate a incêndios e cidadania, com desenvolvimento do espírito crítico junto à comunidade.
O curso é ministrado pelo sargento aposentado do Corpo de Bombeiros, Adilson Pereira Caldas,  com apoio do professor da unidade, Paulo Cesar Alba, e supervisão da coordenadora da Viva, Veranice Lopes.
O objetivo, como destaca Caldas, é ensinar as crianças sobre ações rápidas que envolvam primeiros-socorros e incêndio, integrando educação, cidadania e ação social.
“É importante para as crianças, principalmente, as que estão entrando na adolescência, adquirir novos conhecimentos e informações sobre ações que podem evitar acidentes e até salvar vidas. Além disso, desenvolvem responsabilidades, disciplinas e cidadania para toda a vida”, diz o Sargento Caldas, que realiza o trabalho voluntariamente.
O curso tem a participação de 25 alunos da Viva, com idades entre 11 e 13 anos. Durante seis meses, serão ministradas aulas de: Primeiros Socorros; Educação para o Trânsito; Ética e Civismo; Educação Ambiental; e, Educação Antidrogas e Educação Sexual. As aulas acontecem todo sábado, no período da manhã, dentro da Escola, no Dom Lafaiete, e, eventualmente, nas dependências do Corpo de Bombeiro.
De acordo com a coordenadora, Veranice Lopes, esta é a primeira vez que a unidade oferece o curso para Bombeiro Mirim. “Este é um curso diferenciado e importante, que irá despertar, entre outros aspectos, valores de cidadania, saúde e cuidados consigo e com o próximo”, pontua a coordenadora.
A Escola Viva é uma Organização Não Governamental (Ong), sem fins lucrativos. Conta com duas unidades na região norte da cidade - bairros Dom Lafaite e Eldorado – e atendem atualmente 600 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses, no período diurno e vespertino e, aproximadamente, 400 crianças, adolescentes e adultos no Ponto de Cultura `Viva Cultural’, no período noturno.
O objetivo da Viva é oferecer à população atendida, atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, oportunizando o acesso à arte e cultura, educação, cidadania, ao meio ambiente, ao esporte, ao lazer, ao desenvolvimento humano, social e comunitário.
A Escola Viva Dom Lafaiete fica na rua Antônio Coutinho, nº 31. Telefone 3236-4299.

Nenhum comentário: