segunda-feira, 29 de julho de 2013

Saúde vacina 198 contra hepatite B no primeiro dia de campanha e Noite Preventiva no Cidadania


Técnicos da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto imunizaram contra hepatite B um total de 198 pessoas neste domingo (28/7), data de lançamento da campanha de incentivo à prevenção e testagem de hepatites virais, iniciada no Shopping Cidade Norte.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, uma das frentes da campanha é a intensificação da imunização contra hepatite, principalmente na faixa que compreende pessoas entre 29 e 49 anos. “Antes essa faixa não estava entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e a partir deste mês essa parcela da população está coberta”, afirma.
A vacina está disponível hoje em todas as 26 unidades de saúde do município. Tem indicação qualquer pessoa com idade até 49 anos, além de profissionais do sexo, manicures, caminhoneiros, policiais, entre outros. A vacina é gratuita.
Em outra frente, durante todo o mês, os testes para diagnóstico da doença poderão ser realizados em qualquer uma das 26 unidades de saúde do município ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Nas unidades, é realizado o testes convencional, cujo resultado sai entre 15 e 20 dias. Já no CTA, o exame é pré-agendado pelo telefone (17) 3231-9939 e pode ser feito o do tipo rápido, cujo resultado sai no mesmo dia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Nesta terça-feira, dia 30/07, a Unidade de Saúde itinerante (caminhão) estará na Vila Mayor. Já na quarta-feira, dia 31/7, estará das 15 às 21 horas, no Shopping Cidade Norte, no dia 01/08, na Unip e no dia 02/08, no loteamento San Luiz, no distrito de Talhado. Nesta unidade, a população poderá realizar teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites virais.
De acordo com a chefe do departamento da atenção especializada da Secretaria de Saúde, Diene Trajano, a campanha terá duração de um mês. “O objetivo neste período é intensificar as ações para diagnóstico da doença com testagem por meio da unidade itinerante (caminhão), que vai estar em vários pontos da cidade, ampliar a cobertura vacinal com a imunização contra hepatite B, além de simpósio médico e encontro de atualização para agentes de saúde com temática voltada às hepatites virais”, afirma.
Números
Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 10.850 casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 8.360 casos são de residentes no município. “Destes 880 são portadores do vírus da hepatite B e 2.850 são portadores de hepatite C. Os demais noticiados são pessoas com histórico de infecção passada. Pelo menos 6.470 podem ter a doença no município e desconhecerem sua condição, por isso a importância da testagem”, afirma a enfermeira Diene. 

Saúde promove Noite 
Preventiva no Cidadania 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nesta terça-feira (30/07), Noite Preventiva na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque da Cidadania, na região norte do município. O horário de atendimento será das 17 às 21 horas.
Segundo a gerência da unidade serão ofertados à população exames preventivos como o papanicolaou, próstata (PSA), aferição de pressão arterial, medição de glicemia, baciloscopia para diagnóstico de tuberculose, além de testagem para HIV, Sifílis e Hepatites ViraisTambém serão dadas orientações sobre planejamento familiar com enfoque para as cirurgias laqueadura e vasectomia e sobre o tratamento para tabagismo existente na rede pública de saúde.
Para ser atendido, basta que o interessado more no Parque da Cidadania e compareça à unidade, portando documentos pessoais.

Noite Preventiva de Saúde
Data – 30/07/2013 (Terça-feira)
Horário – 17 às 21 horas
Local - UBSF Parque da Cidadania 
(Rua João Gagliardo, 105 - Parque da Cidadania)

Nenhum comentário: