quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sesc mostra sábado o trabalho da arte circense



 Neste sábado, dia 20, a Cia. Circodança vem ao palco do Sesc Rio Preto apresentar seu mais novo espetáculo, “A Roda”. No trabalho, artistas circenses, atores e bailarinos contam a história de Laura e sua trupe sob uma lona de circo. 
A Cia Circodança faz um trabalho de adaptação de movimentos para os usuários de cadeiras de rodas e outras deficiências. A apresentação é às 20h, no teatro e a entrada é gratuita.
 Com este trabalho a companhia rompe preconceitos. No palco, artistas profissionais, com e sem deficiência, interagem entre si para criar um espetáculo que une elementos da dança, circo e teatro, fazendo com que cada artista utilize o máximo de seu talento e se supere continuamente. São utilizadas as bases de dança flamenca, de salão e contemporânea, além do teatro e circo. A montagem mostra que o trabalho de expressão corporal e artístico independe de condições físicas ou mentais.
 A maioria dos artistas com deficiência se formou e se profissionalizou na própria escola da Circodança. A proposta do espetáculo é quebrar barreiras e paradigmas para que o deficiente seja percebido como um agente ativo das suas necessidades e vontades, com potencial criativo e sensibilidade para realizar grandes eventos. Afinal, a arte foi feita para todos.
 História
 A Cia Circodança nasceu despretensiosa no bairro do Campo Belo, na cidade de São Paulo. Porém, cresceu e se desenvolveu, se tornando uma das principais referências no ensino e divulgação do circo e da dança no Brasil. A bailarina Suzie Bianchi, que participava da Cia Grupo 6, começou a dar aulas particulares de dança para cinco amigas em 1984, e de boca em boca, uma ano depois, já estava dando aulas de diversos estilos para cerca de 100 pessoas. Descobriu seu dom, que é ensinar dança. Desde então a companhia vem ensinando e se apresentando em todos os cantos do Brasil.
 Hoje a Cia Circodança, que continua no bairro do Campo Belo, conta com três divisões: a escola, a companhia artística e o departamento de eventos corporativos. Em 2011, a Cia Circodança criou um grupo artístico profissional, com um elenco de 14 artistas, dos quais metade possui algum tipo de deficiência.

“A Roda” – Cia. Circodança
Data: Dia 20. Sábado, às 20h.
Local: Teatro do Sesc Rio Preto.
Grátis. Livre
Ingressos podem ser retirados uma hora antes

Nenhum comentário: