terça-feira, 4 de junho de 2013

Vem aí a XI Semana do Meio Ambiente e São José do Rio Preto recebe 15 mil mudas


A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza nesta quarta-feira (5/6) o lançamento oficial da XI Semana do Meio Ambiente, às 14h30, no Ciecc – Centro Integrado de Ciência e Cultura.
O evento visa marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho. Uma das novidades deste ano será o lançamento da ciclofaixa, que vai ligar as ciclovias do Lago 3 ao circuito do Parque do rio Preto, interligando as avenidas Nadima Dahma e Philadelpho Gouveia Neto, passando pela avenida Lino José Seixas. O espaço deve ser liberado até julho e terá 16 quilômetros de extensão. “Vamos criar um novo espaço de lazer para o rio-pretense”, destaca o prefeito Valdomiro Lopes.
A ciclovia do Lago 3 possui 4 km de extensão e a ciclovia do Parque do rio Preto outros 5 km. O trajeto pela ciclofaixa terá 7km. “Trata-se de um projeto idealizado pelo prefeito Valdomiro Lopes. Ele quer implantar ciclovias em todas as grandes avenidas”, destaca o secretário do Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno.
Os próximo trechos que terão ciclovias são as avenidas Brasilusa, José Munia e Juscelino Kubistcheck, cuja implantação ocorrerá após as obras antienchentes. “A ciclovia é um espaço que estimula atividade física e atrai famílias e praticantes de esportes. Vamos fazer muitas ciclovias em Rio Preto”, afirma o prefeito. A primeira ciclofaixa ficará aberta entre 7 e 14 horas aos domingos.
Dentro Semana do Meio Ambiente, acontece o plantio nos bairros Santa Cruz e Bom Jesus. Entre os dias 03 e 07 de junho alunos do SENAC percorrerão o bairro para identificar as residências que não possuem árvores e abordarão os moradores para fazerem a adoção de uma árvore defronte seus imóveis. Após autorizado a  equipe do Viveiro Municipal já fará o recorte na calçada e abertura para o plantio. O plantio deve acontecer no domingo (09/06) através do mutirão de plantio
Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente
Este ano a Semana inclui a conferência infanto-juvenil de meio ambiente, que foca os alunos entre 11 e 14 anos, do 6º ao 9º ano. A etapa Rio Preto será realizada em 10 escolas: EM Luiz Jacob, EM Michel Pedro Sawaya, EM Paul Percy Harris, EM Roberto Jorge, EM Carlos Roberto Seixas, EM Rodrigues Ferreira, EM Regina Mallouk, EM Darcy Ribeiro, EMES e EM Alvorada.
A temática da conferência será: Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. “Os trabalhos serão direcionados para despertar a reflexão sobre o que pode ser feito para transformar a escola cada vez mais em um ambiente saudável, inclusivo, seguro, sustentável e educador”, destaca Lima Bueno.

Dia Mundial do Meio Ambiente: 
Rio Preto recebe 15 mil mudas 

A Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo recebe nesta quarta-feira (5/6), às 10 horas, no Lago 3 do Parque da Represa (em frente à Casa da Guarda) a doação de 15 mil mudas de árvores nativas da Guarani S.A. As espécimes serão entregues ao prefeito Valdomiro Lopes e ao secretário de meio ambiente, José Carlos de Lima Bueno.
A doação marca as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data.
As mudas serão utilizadas para o programa rearborização Rio Preto, uma ação que prevê o plantio de árvores nativas em diversos bairros da cidade. No momento o plantio está concentrado na região central, nos bairros Santa Cruz e Bom Jesus.
As mudas doadas são de 100 espécies diferentes. Entre elas estão: Alfeneiro, Aroeira Pimenteira, Angico, Tanafístola e Ipê Roxo. Todas serão levadas para o Viveiro Municipal.

Nenhum comentário: