segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ação da Saúde orienta sobre tabagismo


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com a Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto, realiza nesta terça e quarta-feira, dias 28 e 29/05 respectivamente, orientação sobre tabagismo na praça Dom José Marcondes, área central da cidade. A ação é em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, realizado em 31 de maio.
Serão realizadas orientações sobre medidas preventivas e de tratamento ao tabaco, orientações quanto ao tratamento oferecido na rede pública de saúde, hábitos saudáveis de vida, aferição de pressão arterial, além de vacinação contra gripe.
Também estarão expostos banners das principais complicações do tabaco. A ação será realizada nos dois dias das 9 às 12 horas.
Tratamento
O tratamento gratuito para pessoas interessadas em parar de fumar é oferecido na rede pública de saúde de Rio Preto desde novembro de 2009. O primeiro centro foi instalado na unidade básica de saúde do bairro Santo Antônio, o segundo em fevereiro de 2011 na UBS do Solo Sagrado e o último, em março deste ano, na UBSF Vila Toninho.
Em todos os centros antibagismo do município, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco.
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo.
Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde.
No 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.

Tratamento antitabagismo 
- UBSF Vila Toninho 
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 610 - Vila Toninho 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as segundas e terças. 

- UBS Solo Sagrado 
Rua Beatriz da Conceição, 406 - Solo Sagrado 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quartas-feiras. 

- UBS Santo Antônio 
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 - Santo Antônio 
Inscrição para lista de interesse no tratamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Atendimento todas as quintas-feiras. 

Nenhum comentário: