domingo, 3 de março de 2013

Secretaria da Saúde de Rio Preto inicia amanhã campanha de vacinação contra febre amarela


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia amanhã, segunda-feira (04/3), campanha de intensificação da vacina contra a febre amarela no município. Todas as 25 unidades de saúde do município vão estar disponíveis para a população se imunizar.
A vacina é indicada para crianças a partir de nove meses de idade. O reforço é realizado a cada dez anos. No caso dos adultos, o período é o mesmo.
Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, a vacina é recomendada porque a região de Rio Preto é considerada área de risco para a febre amarela. Em 2008 foram registrados casos da doença em macacos nos municípios da região.
Atualmente, a cobertura vacinal contra febre amarela no município é de 65%. Em crianças menores de um ano está em 98%. 
“Para ser vacinado, basta que a pessoa vá até a sala de vacina da unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais, a caderneta de vacinação ou o Manual vivendo com qualidade. No caso das crianças, o Manual crescendo com saúde”, afirma. A vacina é gratuita.
Áreas consideradas de risco para febre amarela no país
- Estados do Norte e Centro-Oeste; 
- Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
- Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Nenhum comentário: