sexta-feira, 8 de março de 2013

Curadoria do FIT 2013 divulga espetáculos locais selecionados


A curadoria do FIT – Festival Internacional de São José do Rio Preto 2013, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e SESC-SP, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, selecionou cinco espetáculos locais para se apresentarem durante a 13ª edição do evento, que será realizado entre os dias 4 e 13 de julho.
A seleção dos espetáculos teve início no último dia 30/01 pelos curadores Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Cynthia Petnys, Antonio Luiz Dias Januzelli, Marcelo Victor Mendes Bones e Luiz Fernando Ramos.
Na categoria local, foram 17 trabalhos locais inscritos para seleção. Após avaliação dos curadores, foram selecionados cinco espetáculos, sendo um infantil e quatro adultos.
São eles o espetáculo infantil Expresso Carol, da Companhia dos Pés e os adultos Cheiro de Carne, da Cia. Hecatombe; Caipiras – Espetáculo de Tradição, da Cia. Fábrica dos Sonhos; Greta, da Cia. Policarpo de Teatro, e Quadrado, da Cia. Núcleo 2.
Ao todo foram 488 espetáculos inscritos, sendo 274 espetáculos na categoria adulto, 94 infantis, 17 locais, 62 na categoria “de rua” e 41 internacionais. Após a conclusão da seleção dos espetáculos internacionais, a curadoria deverá divulgar a programação completa da 13ª edição do FIT.
FIT
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma mostra nacional e internacional que impacta, anualmente, mais de 80 mil pessoas, entre espectadores e organizadores, em torno das artes cênicas na cidade de São José do Rio Preto (SP).
De caráter experimental e não-competitivo, o FIT propõe, a cada  edição, novos conceitos e olhares sobre o fazer teatral e a investigação das artes cênicas, caracterizando-se por possibilitar o aprimoramento de uma linguagem e um pensamento crítico por meio de uma linha de atuação investigativa e provocadora.

FIT 2013 – Etapa local - Selecionados

Expresso Caracol (Companhia dos Pés)
Categoria – Criança
Classificação – Livre
Direção - Angélica Zignani
Autor - Angélica Zignani 
Sinopse - Uma bailarina dispensada de uma grande Companhia encontra um palhaço abandonado pelo seu circo, da tristeza deste momento surge uma nova possibilidade. O abandono une os artistas, que juntos seguem em um teatro ambulante chamado Expresso Caracol. "Carro-col" é um veículo em formato de Caracol com 2,5 metros de altura, criado em estrutura metálica e coberto de junco, que serve de veículo, casa, camarim e cenário para a dupla de artistas que segue apresentando seu espetáculo.
Cheiro de Carne (Cia. Hecatombe)
Categoria – Adulto
Classificação – A partir de 16 anos
Direção de Criação - Alexandre Manchini Jr. e Bruno Cavalcanti
Autor - Homero Ferreira
Sinopse - O espetáculo é amparado sob a ótica crítica de que somos apenas um pedaço de carne, abordando temas que são um prato cheio para o sensacionalismo e usando isso como forma de refletir nosso papel dentro de uma sociedade cada dia mais mutável em seus valores.
Caipiras - Espetáculo de Tradição (Cia. Fábrica dos Sonhos)
Categoria – Adulto
Classificação – Livre
Direção – Guido Caratori
Autores - Guido Caratori e Homero Ferreira
Sinopse - O espetáculo acontece em Quatro movimentos: “A Cidade” onde o espectador é conduzido para uma desaceleração voltando à origem, à terra, às suas raízes, “O Trajeto” onde se faz a passagem para o redescobrimento do homem do campo que pode ser um auto descobrimento, “A Vila São João” que é o rancho onde os peões de boiada fazem sua parada para descanso depois de um dia de trabalho, tocando o gado e contam suas histórias e “O Baile de Barraca” que é a confraternização e conclusão de todo o acontecimento fechando a unidade espetacular.
Greta (Cia. Policarpo de Teatro)
Categoria – Adulto
Classificação – A partir de 18 anos
Direção – Marlon Morelli
Autor - Fernando Melo
Sinopse - A trama se passa no subúrbio de uma cidade qualquer, em um apartamento cujo dono é Pedro, um homossexual quarentão que se subjetiva em Greta Garbo, famosa atriz sueca que brilhou no cinema hollywoodiano.
O enredo é tão simples que remete a uma cena nada insólita: numa noite chuvosa, voltando de uma festa, Pedro encontra Renato, típico jovem sonhador recém-chegado à cidade, e o leva para casa.
Quadrado (Cia. Núcleo 2)
Categoria – Adulto
Classificação – A partir de 14 anos
Direção – Jeff Telles
Autor – Jeff Telles
Sinopse – Um cárcere público e um prisioneiro-operário sob suas amarras. Um grande quadrado cheio de dentes e poltronas confortáveis. Tudo parece arte, parece glamour, parece vida. Mas não é.

Nenhum comentário: