sábado, 5 de janeiro de 2013

Homenagem ao centenário da Universidade Federal do Paraná – UFPR com selo postal


Os Correios lançaram no dia 19 de dezembro de 2012, um selo comemorativo alusivo aos 100 anos de funcionamento da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O lançamento, em Curitiba, teve a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades.


Sobre o selo
Com uma tiragem limitada de 300 mil exemplares, a imagem apresenta a reprodução de uma foto, em tonalidades da cor cinza, do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, construído em 30/08/1913, tendo à frente a Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba/PR. Na margem esquerda do selo, a logomarca do centenário com a inscrição “100 Anos da UFPR 1912 - 2012”. O artista Angelo José da Silva utilizou as técnicas de fotografia com computação gráfica.
O selo tem valor facial de R$ 1,20 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Histórico 
A Universidade Federal do Paraná – UFPR completa 100 anos no dia 19 de dezembro de 2012. Aliaram-se na iniciativa de sua criação, em 1912, as forças políticas, intelectuais e econômicas do Estado.
O ciclo econômico da erva mate demandou profissionais com competências e habilidades complexas, como engenheiros, advogados e profissionais da saúde, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários a uma sociedade em desenvolvimento. Os paranaenses, à época, ousaram criar uma Universidade, já com múltiplos e complexos cursos em áreas distintas do conhecimento humano.
Federalizada em 1951, a UFPR alcançou os objetivos dos seus fundadores ao construir uma identidade educacional, cultural e cidadã para o estado do Paraná. Hoje, a Universidade associa tradição, modernidade e inclusão social no seu cotidiano, elementos indispensáveis à excelência do ensino, na pesquisa, na extensão e na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.
No início eram 97 alunos e 5 cursos superiores: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Em seu centenário, a Universidade Federal do Paraná oferece mais de 100 habilitações em graduação, e 111 cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento, entre outras oportunidades de aprimoramento a cerca de 31 mil alunos. Desenvolve, também, com a comunidade inúmeros programas e projetos de extensão, com o foco nos direitos fundamentais da cidadania. É, juntamente com seus servidores, docentes, técnicos administrativos em educação e discentes, protagonista no cenário da ciência, tecnologia e inovação, além de ser a maior fonte de patentes do Paraná.
A expansão da UFPR motivou a criação de múltiplos campi, sendo 4 em Curitiba e os outros em Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina, no interior do estado, compondo mais de 9 km² de área física. Disponibiliza atendimentos à saúde humana com 2 hospitais universitários, em Curitiba, e à saúde animal por meio de 2 hospitais veterinários, em Curitiba e em Palotina.
Por meio desta emissão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia a Universidade Federal do Paraná, que em seu centenário se revela repleta de êxito, pois alcançou o sonho de seus fundadores, ultrapassando suas fronteiras, contribuindo com o progresso do Brasil e estendendo suas ações e reconhecimento para além dos limites da Nação.


Nenhum comentário: