quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pastoral resgata cidadania de crianças e jovens


A Pastoral do Menor da Diocese de São Jose do Rio Preto, como serviço da Igreja, por seu mandato primordial de serviço humano-religioso aos adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de internação, aos egressos, e por sua opção preferencial pelos mais necessitados, quer ser uma presença e referencia de Jesus Cristo e da Igreja na sociedade, no que concerne a realidade de todas as pessoas envolvidas com as questões da medida privativa da liberdade.  
  O programa de Assistência Religiosa da Pastoral do Menor realiza-se a partir da evangelização na prática do amor divino, concretizado em Jesus Cristo e da construção da cidadania, baseada nas convenções internacionais de direitos humanos da ONU e assinadas pelo Governo Brasileiro.
 Avalia-se que, por tudo isto, possamos ser pessoas de confiança para os internos e seus familiares, bem como para todos os funcionários e autoridades que assumem a ética sincera. Por esta aproximação de paz e moralizante pensamos poder contribuir para a implementação de experiências de uma moral de co responsabilidade e respeito mútuo e para a conquista de uma cidadania não infratora.
 Dentre as atividades a serem desenvolvidas, podemos destacar os Encontros Semanais de Oração e Reflexão; as Celebrações de Missas e, quando necessário os sacramentos; a atuação junto as Campanhas da Fraternidade, campanhas de arrecadação de itens de higiene e alimentação; campanha de arrecadação de roupas e cobertores; distribuição de materiais litúrgicos, trabalhos de assistência social familiar; encaminhamento e acompanhamento a Comunidades Terapêuticas de dependência química, álcool e tabaco, e encaminhamento para o mercado de trabalho.


 As visitas pastorais acontecem na Casa Semi Liberdade e todos os sábados das 14h às 16h, na Fundação Casa de São José do Rio Preto, com a participação dos seminaristas Michel Candeu, Thiago Batista, Rafael Vicente e leigos. A Pastoral do Menor convida voluntários para participarem das atividades. Mais informações (17) 3236-2796 ou 8803-5062 com Odair Boldino (coordenador diocesano).   

Nenhum comentário: