sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novembro Azul que visa orientar homens sobre câncer de próstata


Técnicos da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e membros da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) participam nesse sábado, dia 24/11, do movimento Novembro Azul, que visa orientar os homens sobre câncer de próstata e importância de exames preventivos a partir dos 40 anos.
 A ação será realizada das 8 às 12 horas, na praça Dom José Marcondes, na área central do município.
Segundo a coordenadora do programa de Saúde do Adulto e Idoso, Fernanda Salomão Gorayeb, técnicos vão distribuir material informativo sobre saúde do homem, câncer de próstata e exames preventivos.
 “Também será realizada orientação sobre o programa Saúde do Homem, do município, que prevê atendimento diferenciado ao público masculino”, afirma a médica.
Saúde do homem
Moradores de São José do Rio Preto que queiram fazer exames preventivos para câncer de próstata, além de outras doenças masculinas, podem agendar consulta especializada dentro do Programa de Saúde do Homem já implantado nas UBSs de Saúde do Parque Industrial, Vetorazzo, Vila Toninho e Santo Antônio, em qualquer dia da semana dentro do horário de funcionamento das unidades.
A proposta do programa é aumentar a expectativa de saúde do homem, reduzir os índices de doenças e incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, o que evita complicações em quadros que poderiam ser facilmente controlados quando identificados com antecedência.
Para marcar a consulta, o usuário do SUS pode ir até a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento para o Programa de Saúde do Homem ou agendar o atendimento na própria UBS.
O programa de Saúde do Homem oferece à população masculina atendimento clínico diferenciado com acompanhamento de agravos não transmissíveis, foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e em patologias da próstata, disfunções sexuais, além de oferecer distribuição de insumos como preservativos e orientação sobre planejamento familiar.

Programa de Saúde do Homem 

Unidade Básica de Saúde Parque Industrial 
Rua Expedicionários, 1.541 – Parque Industrial 
Atendimento – Segunda a quinta-feira, das 17h às 22h 

Unidade Básica de Saúde Vetorazzo 
Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, 711 
Atendimento – Toda segunda-feira, das 12h às 22h 

Unidade Básica de Saúde da Vila Toninho 
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 711 
Atendimento – Toda terça-feira, das 17h às 22h 

Unidade Básica de Saúde do Santo Antônio 
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 
Atendimento – Toda sexta-feira, das 17h às 22h.

Nenhum comentário: