domingo, 7 de outubro de 2012

Esculturas em papel alumínio estão em exposição na Casa de Cultura Dinorath do Valle


Pequenas esculturas em papel alumínio. Essa é a exposição “Alumínio Iluminado”, do artista plástico Marcinho, que está montada na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Ao todo, são 41 peças entre reproduções de animais, motocicletas, músicos e figuras religiosas. A mostra fica aberta ao público até o dia 15 de outubro.
 Portador de deficiência, o artista plástico possui apenas 3% da visão. A perda do sentido foi ocasionada por um problema de saúde, quando tinha menos de dois anos de idade. Autodidata, começou a fazer esculturas de papel aos quatro anos de idade. “Uma das primeiras esculturas foi baseada na motocicleta do meu tio”, comenta.
 Em todas as peças é possível notar a riqueza de detalhes. “O processo é todo manual, não uso medidas. Pego um determinado pedaço de papel alumínio e vou modelando a figura”, explica. Marcinho também conta que o processo é todo tátil. “Como também tenho fotofobia (sensibilidade excessiva à claridade) não olho para as peças, devido ao reflexo do papel”.
 Todas as peças expostas foram produzidas no decorrer deste ano. Como cada trabalho tem um grau de dificuldade, o artista plástico demora de uma hora, no mínimo, a quase um dia inteiro para modelar o papel alumínio.

Exposição “Alumínio Iluminado”, 
de Marcinho
Data: até 15 de outubro
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – 
Praça Cacilda Becker, s/nº - Vila Universitária

Nenhum comentário: