sábado, 6 de outubro de 2012

Carimbo comemorativo e selo personalizado marcam eventos em Ariranha


Os Correios lançaram no dia 28 de setembro, durante inauguração do Anexo Unidade de Saúde José Manzoni, em Ariranha (SP), selo personalizado dos 120 anos de Fundação de Ariranha e carimbo postal comemorativo dos 101 anos da Paróquia São João Batista.
O lançamento das peças filatélicas foi uma iniciativa do prefeito municipal de Ariranha, Joamir Roberto Barboza, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos às comemorações. 
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre o Selo
A peça que marca os 120 anos de Fundação de Ariranha é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, a peça apresenta a bandeira do município de Ariranha, com os dizeres: Ariranha-SP – 120 Anos de Fundação – 1892 - 2012. Completa o conjunto visual, o mapa do Estado de São Paulo preenchido pela imagem de uma Ariranha, animal ameaçado de extinção.  
Foram produzidos 1.212 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da administração.

Sobre o Carimbo 

O carimbo comemorativo, de autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, apresenta ao centro, a imagem da Paróquia São João Batista com os dizeres: 101 Anos. Ao redor, em círculo, os dizeres: PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – CORREIOS – ARIRANHA-SP – 28.9 a 27.10.2012 (referente ao período de circulação do carimbo). 
O carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Ariranha (Rua Prudente de Morais, 206 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).



O prefeito municipal de Ariranha, Joamir Roberto Barboza oblitera o selo comemorativo ao lado do Coordenador de Vendas, Helton Cleiton de Souza, representando o Diretor Regional dos Correios de São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença e do carteiro Carlos Edurado Carnelossi.


O prefeito municipal de Ariranha, Joamir Roberto Barboza e a primeira dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Tozzo Barboza exibem as peças filatélicas ao lado do Coordenador de Vendas, Helton Cleiton de Souza, representando o Diretor Regional dos Correios de São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença e do carteiro Carlos Edurado Carnelossi.



HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Ariranha foi fundada por Januário D’Antonio em 1892. 
Povoada a partir da “Pousada das Três Marias”, situada à margem direita do córrego Ariranha, na região conhecida por São Bento de Araraquara, comarca de Jaboticabal.
Segundo Januário D’Antonio, o povo deveria chamar-se Vila de São João, invocando a proteção do santo para as fortes geadas do mês de junho, que destruíam os maravilhosos cafezais da região.
A cidade recebeu o nome de São João Batista de Ariranha e o levantamento de um cruzeiro construído de aroeira, ao lado da Pousada Três Maria, deu início a sua história.
Em 1902, a Vila São João das Ariranhas ganha sua primeira igreja e um coreto.
Toma-se Distrito com a Lei Estadual 1104, de 30 de novembro de 1907, desmembrado de Monte Alto.
A pequena Vila revigora-se com a união de imigrantes desbravadores da região, cuja fibra e perseverança tornam-a cidade modelo do País.
Marco significativo para o Município, em 1907, ocorre a instalação da primeira indústria de produção de cerveja e gasosa (guaraná).
Em 1911, a Igreja se fortalece com a vinda do Padre Fidelis Arueta.
A criação do Município data de 10 de abril de 1919 com o prefeito Júlio Gonçalves nomeado pelo governador. Chega a luz elétrica e com ela o progresso.
Em 1923, sua primeira eleição para prefeito, com a vitória da Souza Lima.
Ariranha se engaja na vida futebolística em 1918 com o “Clube do Dedão”. Em 1944 forma-se o Ariranha Futebol Clube sob direção técnica de Luiz Lopreto e Chiquinho Belissário, hoje, Esporte Clube Ariranhense, fundado em 1980.
Surge, em 1925, a imprensa, com o jornal “O Município”, tendo como seu fundador Antonio Elias Barbosa.
Ariranha preserva sua cultura rica em festas populares, educação privilegiada e população consciente de sua cidadania.
Cidade singela e feliz que guarda o nome, de origem indígena, de um animal ameaçado de extinção, a ariranha. (Fonte: http://blog.acessasp.sp.gov.br/index.php?itemid=2997).



Um comentário:

Eusires Amalfi disse...

Olá, A data correta da fundação do
Jornal "O Município" é 2 de abril de
1922.

Eusires Amalfi

Eusires@terra.com.br