sexta-feira, 27 de julho de 2012

Festival da Acirp leva cultura à praça do Centro


Pelo segundo ano consecutivo, o Núcleo de Cultura, da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), realiza o festival “Invernarte”. A ideia é reunir atrações gratuitas de música, literatura, artes cênicas e artes visuais na Praça Rui Barbosa, na área central de Rio Preto, entre hoje e amanhã, das 12 às 14 horas.
 “No ano passado, fizemos uma espécie de sarau, na sede. Mas o evento ficou muito limitado. Por isso, resolvemos expandi-lo para a praça pública”, destaca a coordenadora do Núcleo de Cultura, Rosalie Gallo y Sanches. Um dos destaques é a intervenção urbana “Lá Vem a Noiva”, da Virtual Cia. de Dança, amanhã, às 12h30. O trabalho, ainda inédito no Brasil, estreou em 3 de dezembro do ano passado, em Cochabamba, na Bolívia. 
Segundo Marcelo Zamora, que assina concepção e direção, o espetáculo é composto por fotogramas de noivas em situações cômicas, trágicas e românticas, que incluem marcha nupcial e valsa ao ar livre. Embora os bailarinos do grupo, Mariane Cerilo, Aislan de Moraes e Maykol Cruz, integrem o esqueleto do elenco, também há participações especiais de Rodrigo Castelo Branco, da Cia. de Danças de Diadema.; de Andressa Miyazato, da Staatstheater Darmstadt, da Alemanha), e de Zilda Arali, da Elos Cia. de Dança, de Rio Preto. 
“A cada cidade, temos intérpretes diferentes e cenas diferentes”, explica Zamora, que leva o trabalho para a Europa no ano que vem. O público também é elemento fundamental na programação, por meio de projetos interativos como o “Deleitura” e o “Varal de Poesias”. 
O primeiro é um trocadilho com o verbo dar e o substantivo deleite. A intenção é dispor livros sobre apararadores para que os interessados possam escolher seus preferidos e levá-los para casa. Já foram doados cerca de 300 exemplares e quem quiser ainda pode levar seus títulos à praça. 
O “Varal de Poesias”, por sua vez, consiste em um varal, onde serão fixados versos de autoria dos próprios rio-pretenses ou de famosos. Para incrementar a tarde, haverá exibições de curta-metragens nos televisores das lojas e o Microfone Aberto, um espaço livre para manifestações espontâneas, como canto e leitura. 

Invernarte 
Hoje e amanhã, das 12 às 14 horas, 
na Praça Rui Barbosa, em Rio Preto.

Nenhum comentário: