sábado, 10 de março de 2012

Penny Black, enfim, na belísima coleção da UPU


O primeiro selo postal da história finalmente foi adicionado à coleção da UPU (União Postal Universal), a maior  do mundo. Como foi emitido antes da criação da UPU, o Penny Black não fazia parte da coleção da entidade, que inclui todos os selos oficiais emitidos pelos países-membros desde sua fundação, em 1874. São mais de 800 mil peças.

“O Penny Black é único e sua criação foi um dos grandes momentos na história mundial da Filatelia”, afirmou o diretor da UPU Edouard Dayan, durante a cerimônia de exibição, em 15 de fevereiro, na sede da organização, em Genebra.
“Já era tempo de a UPU adquirir o primeiro selo do mundo, representando o início da reforma postal britânica, que serviu de base para os princípios da UPU”, disse Patrick Maselis, presidente do renomado Clube de Monte Carlo, que reúne alguns dos maiores filatelistas do mundo.

Um símbolo e tanto - O Penny Black é um símbolo em si mesmo. O selo apresenta a efígie da Rainha Vitória sobre um fundo preto e tinha o valor de um penny, como sugere o nome. O selo foi emitido em 6 de maio 1840, fruto da reforma postal proposta por sir. Rowland Hill, que estabeleceu, pela primeira vez, a responsabilidade do remetente, e não do destinatário, pelo pagamento da postagem.
Seguindo a trilha da reforma britânica, a Brasil e Suíça emitiram seus primeiros selos em 1843. A inovação foi adotada pelo EUA, em 1847, e pela França e Bélgica em 1849. Hoje todos os países emitem selos próprios. Os selos postais geram anualmente lucro de 27,7 bilhões aos operadores postais. O valor chega a U$ 50 bilhões se foram incluídos os negociantes e leilões de selos. (Fonte: UPU).


Nenhum comentário: