segunda-feira, 5 de março de 2012

Brasil comemora hoje Dia do Filatelista


O Brasil comemora hoje, nesta segunda-feira, 5 de março, o Dia do Filatelista. A Filatelia (do grego fila = amigo e telos = selos), arte e a ciência de colecionar selos postais, une milhões de aficionadas em todo o mundo. E, neste ano, os brasileiros têm muito que comemorar. O País recebe, em novembro, a Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex. Em 2013, a aguardada Exposição Internacional Brasiliana será realizada no Rio de Janeiro (RJ).
Em 2012 também é comemorado o 35º aniversário da Revista Cofi – Correio Filatélico. A publicação, com tiragem trimestral de 25 mil exemplares, é produzida pelos Correios e distribuída gratuitamente para filatelistas do Brasil e do mundo.

Arte transformada em cultura popular, os selos testemunham a história, a política, a arte e o universo simbólico de sua época.  A Filatelia integra parte do currículo escolar obrigatório em vários países europeus. No Brasil, o projeto “Correios nas Escolas”, desperta o interesse das crianças pela Filatelia, integrada à educação.

Histórico
Em 5 de março de 1829, D. Pedro I baixou um decreto que organizava os serviços de Correios do Brasil. A medida foi fundamental para que, em 1843, seguindo a trilha de reforma britânica, o Brasil se tornasse primeiro das Américas e segundo país do mundo a adotar o selo como comprovante de franqueamento.
Hoje todos os países emitem selos próprios. Os selos geram lucro anual de 27,7 bilhões aos operadores postais, segundo dados da UPU (União Postal Universal), divulgados em 2012. O valor chega a U$ 50 bilhões se foram incluídos os negociantes e leilões. Diferentemente do que muitos previam, a difusão da internet e do comércio virtual aumentou o volume de encomendas e cartas, além de ter criado novos canais para a Filatelia.
Arte e ciência de colecionar selos e objetos postais, a Filatelia é quase tão antiga quanto o advento dos selos. O 5 de março foi escolhido como “Dia do Filatelista” em 1969, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, em São Paulo. Entidades filatélicas de todo o Brasil logo aderiram à data.




Neste dia tão especial para os filatelistas, o blog A PÁGINA DA VIDA deseja aos colecionadores de Rio Preto e região pleno êxito no desenvolvimento de suas atividades. Ao viver as emoções de cada motivo de selo postal, o filatelista promove a divulgação da cultura, da paz e da integração entre os povos de todas as Nações.


Nenhum comentário: