terça-feira, 6 de março de 2012

1a Semana de Mobilização Saúde na Escola foca orientar 5 milhões de estudantes


Alunos de sete escolas de São José do Rio Preto, integrantes do Programa Saúde na Escola, participam desde ontem (5/3) até a próxima sexta-feira (9/3), da 1a Semana de Mobilização Saúde na Escola, promovida pelo Ministério da Saúde, em parcerias com as secretarias de Saúde e Educação, que tem como foco orientar os estudantes como ter uma alimentação equilibrada e saudável.
 Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, devem participar da ação aproximadamente 5 milhões de estudantes em quase 22 mil escolas em quase 2 mil municípios, que foram inscritos no projeto.
 Segundo o médico e coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Antonio Caldeira da Silva, foram selecionadas sete das 21 escolas integrantes do projeto para participar da ação. Em todas, durante essa semana serão realizadas avaliações antropométricas, além de palestras sobre alimentação saudável”, afirma.
 Participam da ação alunos das escolas municipais “Professor Adherbal Abrão dos Santos”, “Luiz Jacob”, “Vera”, no distrito de Engenheiro Schmitt, “João Jorge Sabino”, “Maria Faria”, “João José Felix”, “Cleophas Beltran”, “Olga Mallouk Lopes da Silva”, “Paul Percy Harris” e escola estadual “Daud Jorge Simão”. Além de orientações nutricionais, os profissionais encaminharão os estudantes que estiverem com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde.
 Obesidade 
Paralelamente ao projeto Saúde na Escola, as secretarias de Saúde e Educação já trabalham o tema da obesidade infantil nas escolas do município, por meio do programa Escola Saudável, onde são desenvolvidas ações de promoção de hábitos alimentares e prevenção da obesidade por meio de palestras à crianças,  pais e professores  sobre práticas alimentares saudáveis realizadas por profissionais da saúde.
 Em outra frente, a Secretaria de Saúde dispõe ainda dos Grupos de Reeducação Alimentar Infantil (GRAs), que têm por objetivo educar a criança a comer equilibradamente, porém, de forma divertida. Os grupos são desenvolvidos em  Unidades de Saúde e Escolares dos bairros Santo Antônio, Solo Sagrado, Jaguaré, Vila Toninho, Caic, Parque Industrial, Renascer, Cidadania, CSEstoril e Eldorado.
 Pode participar dos grupos qualquer criança com idade entre 7 e 12 anos. Para adesão ao programa, os pais devem ir até as unidades relacionadas acima para efetuar o cadastramento no programa. Não há limite de vagas.
 Os GRAs oferecem à população infantil encontros quinzenais realizados por equipe multidisciplinar (nutricionista, pediatra, enfermeiras e agentes de saúde), onde também é feito um acompanhamento  de dados como peso, altura, IMC -Índice de Massa Corporal, além de exames laboratoriais (glicemia, colesterol e triglicerídeos) e aferição de pressão arterial. As reuniões têm duração de uma hora e meia.
 Já a saúde a criança é acompanhada desde quando o bebê nasce. Todo o seu histórico de saúde acompanhado pela unidade de saúde de referência e registrado no ‘Manual Crescendo com Saúde’, que contém o Cartão da Gestante. O livreto serve tanto para o acompanhamento médico da mãe durante a gestação como para o bebê do nascimento até a adolescência. Nele, são anotados todos os exames e controles de mãe e filho.

Nenhum comentário: