sexta-feira, 9 de março de 2012

Meio Ambiente inventaria Fauna da Represa


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, inicia na próxima semana (12/03), um levantamento para cadastrar os animais da fauna existente no Parque da Represa.
O levantamento será feito por 3 agentes da secretaria, coordenados pelo biólogo Alexandre Carmo e com orientação do professor José Dino Vizotto.
O secretário de meio ambiente, José Carlos de Lima Bueno, informou que a pesquisa começa este mês e segue durante os períodos de mudança de estação para flagrar as aves migratórias, que variam conforme as estações climáticas.
O objetivo do estudo é cadastrar aves, animais e répteis que habitam os lagos para poder preservar essas espécies.
O estudo será realizado através da captura dos animais para fotos. O levantamento será complementado com dados da Unesp Rio Preto, que já tem um cadastro recente da fauna.
De acordo com Lima Bueno, o Lago 3 é o que concentra mais animais. Lá podem ser observados dois Tuiús, aves símbolo do Pantanal e falcões como o Peregrino, que é uma ave migratória que vem da América do Norte para o Brasil e fica por aqui entre outubro e abril.
Entre os animais já foram avistados um casal de ariranhas e cotias. “Vamos cadastrar todos eles para que as intervenções nos lagos não afetem a permanência esses animais”, destaca Lima Bueno.
A expectativa é de que o levantamento fique pronto até dezembro deste ano. 

Nenhum comentário: