quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Banco de Leite Humano precisa de doadoras


O Banco de Leite Humano, administrado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto em parceria com a Unimed e o Rotary Club Novo Cinquentenário, necessita que mulheres que estejam amamentando e queiram beneficiar outros bebês doem seu leite, principalmente agora neste final de ano, época de festas, em que as doações diminuem.
Atualmente somente 28 mulheres têm doado leite regularmente sendo que antes do período de festas eram  40  mães. O estoque, que atende regularmente a três hospitais: Hospital de Base, Santa Casa e Austa, além de esporadicamente a Beneficência Portuguesa. O estoque atual é de 13 litros.
O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho. O leite é liberado sob prescrição médica ou de nutricionista.
 Segundo a gerente do Banco de Leite, Silvana Aparecida Alves, existe um grande número de bebês que necessitam deste leite. “São muitos os bebês que nascem prematuros, com baixo peso e que necessitam desse leite. Porém, nessa época, muitas mulheres que são doadoras costumam viajar, por isso precisamos de novas doadoras”, afirma.
 De 4.466 de bebês nascidos em hospitais de Rio Preto, de janeiro a outubro deste ano, pelo menos 435 tinham baixo peso.
 Doação
Podem ser doadoras as mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e estejam em boas condições de saúde. Para o cadastro são solicitados os exames que a mãe realizou durante o pré-natal como HIV, sífilis e hepatite B e C.
Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder à ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. “Após a coleta, os frascos devem ser armazenados no congelador. Temos uma viatura que, semanalmente, busca o leite na casa das doadoras”, afirma a gerente.
Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco, amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e, somente após os resultados, o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses após congelado.

O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. Porém, na próxima sexta-feira, 30/12, o serviço vai funcionar das 8 às 12 horas, no sábado, 31/12, não abre e na segunda-feira, 02/01, funciona normalmente das 7 às 17 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: