quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campanha contra a dengue tem palestra e distribuição de panfletos e arborização no Lago 3 em fase de conclusão


Orientações para pacientes em sala de espera, distribuição de panfletos educativos, palestras e pedágio. Essas são algumas das ações programadas para esta quinta-feira, dia 24/11, dentro da Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue, iniciativa da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde.
A ação tem por objetivo orientar a população sobre os métodos de prevenção e controle da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, durante a semana ainda serão realizadas outras orientações em escolas, apresentações de teatro, palestras, pedágios educativos, além de ações durante a realização de feiras-livres.
Entre as ações previstas para a quinta-feira estão orientação a alunos de futebol do projeto Segundo Tempo, na praça esportiva do bairro Residencial Rio Preto 1, orientação em sala de espera na unidade básica de saúde do bairro São Francisco, entrega de panfletos nos supermercados Laranjão do Jardim Soraia e Solo Sagrado, apresentação de teatro no Centro Social “Dom José de Aquino”, na Vila Toninho, além de pedágio educativo no distrito de Talhado.
Simultaneamente à campanha, o município continua com o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Neste ano, de janeiro até 22/11, foram registrados no município 832 casos de dengue, quantidade 96,57% menor do que em todo o ano de 2010.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Arborização no Lago 3 
em fase de conclusão

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo quer finalizar as ações de plantio no Lago 3 na Represa.  O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, se reuniu hoje (23/11) com o diretor da Usina Guarani, Roberto Serroni Peroza para definir as ações de conclusão do plantio, iniciado em setembro.
A Usina Guarani adotou o Lago 3, dentro do projeto “Empresa Amiga da Cidade, e realizou o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas e exóticas na área.  A reunião definiu pela contratação de uma empresa de manutenção, que fará o controle de formigas e vai providenciar o replantio das mudas que perecerem. A Usina Guarani ficará responsável pela manutenção da área e das árvores por um período de 10 anos: até 2021.
Foram utilizadas mudas de 40 espécies de árvores, escolhidas especialmente para atrair pássaros como papagaios, periquitos, maritacas, bem-te-vis e sabiás entre outros. “Queremos estimular a presença das aves no local e escolhemos as mudas com esse objetivo”, explica Lima Bueno. As árvores também foram selecionadas para floradas periódicas, além de algumas frutíferas para os pássaros, foram plantadas outras exóticas que dão flor o ano inteiro.
O administrador do Parque da Represa, Hérmes Gelsi Júnior, vai realizar uma vistoria no Lago 3 e apresentar um relatório que vai determinar as próximas ações para concluir a arborização da área.
O Lago 3 é ponto de encontro de rio-pretenses que praticam ciclismo e caminhada. A ciclovia tem 4 km e a pista de caminhada 2 km. O local vai ter, até o final de dezembro, a entrega da Casa da Guarda, um ponto de apoio onde ficarão guardas municipais para garantir segurança aos usuários. Lá também terão dois sanitários padrão e um para portadores de deficiência.

Nenhum comentário: