quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CICC de São José do Rio Preto com inscrições abertas para o III Encontro sobre Ciência


O CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) de Rio Preto abriu inscrições para a terceira edição do Encontro sobre Ciência, Popularização da Ciência e Alfabetização Científica, que será realizada de 18 a 20 de outubro em Rio Preto como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento vai trazer grandes nomes da educação e da ciência do País para refletir sobre o que é a ciência e qual seu papel na sociedade.
 Os temas escolhidos buscam contribuir para a alfabetização científica, incentivando o debate sobre as pesquisas científicas e suas aplicações no mundo moderno. Dentre os assuntos de palestras, estão “O que a ciência tem a ver comigo?”, “História e divulgação científica”, “Ciência e ficção científica” e “Jornalismo e Ciência”. Explica o coordenador de mostras do CICC, Alexandre Neves: “Assim como há o analfabetismo funcional, podemos dizer que há o analfabetismo científico, contra o qual o CICC luta não só por meio das exposições que promove, mas também de eventos como esse. 
A ideia é ensinar ao público em geral os conceitos básicos da ciência presentes no nosso dia a dia”.
 Participam dessa discussão professores da USP, Unesp e Unicamp – entre eles, o professor Sérgio Mascarenhas, um dos precursores da pesquisa em física do Brasil, e o professor Ernest Wolfgang Hamburger, um dos fundadores da Estação Ciência, centro de ciências dinâmico e interativo localizado em São Paulo (SP). Estarão presentes também o Secretário Estadual da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e a Secretária Municipal de Educação, Telma Antonia Marques Vieira.
 Atrações culturais também constam da programação: no encerramento do evento, na quinta-feira (20/10), acontece o Show da Química, a apresentação da Orquestra de Cordas de Rio Preto e o show com a banda Babel Machê, formada por alunos, funcionários e professores da Unesp de Rio Preto.
 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site http://www.centrodeciencias.org.br/IIIencontro/. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

III Encontro sobre Ciência, Popularização 
da Ciência e Alfabetização Científica
De 18 a 20 de outubro
Inscrições e informações pelo site 
http://www.centrodeciencias.org.br/IIIencontro/
Entrada franca

Nenhum comentário: