segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Faxina D já retirou 30 mil toneladas de lixo das ruas


A operação Faxina D, que está sendo realizada pela Prefeitura, por intermédio das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, retirou 30 mil toneladas de lixo de terrenos e ruas, em seis meses. A operação tem por objetivo limpar a cidade de focos da Dengue e eliminar criadouros em locais onde a população usa como descarte de entulhos e realizar a rearborização dos bairros. 
Esta semana a equipe, formada por 30 pessoas, está na região Norte, onde há maior concentração de focos do Aedes Aegypti, no Córrego Piedadinha. De junho a agosto, o grupo já passou pelo Jardim Nunes; Santo Antonio; Parque da Cidadania e Jardim Arroyo. 
O projeto está sendo coordenado pelo agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, Hérmes Gelsi Júnior. De acordo com ele foram plantadas 18.600 mudas até o momento, nos pontos onde houve limpeza. Os agentes de saúde atuam na visita casa-a-casa para verificar a existência de criadouros do mosquito. 
A ação atual é de limpeza e manutenção das mudas, plantadas no primeiro semestre. O grupo está nos bairros Gabriela; Caic; Manoel Dellarco e Parque da Cidadania. “No Parque Cidadania é a quarta vez que passamos retirando entulho das áreas de terrenos baldios”, informa Gelsi. 
Nos locais onde a população descarta lixo, foram plantadas árvores para evitar a reincidência, nesses pontos a intenção é formar pequenos bosques. 
“Infelizmente a população se acostumou a descartar móveis velhos, eletrodomésticos e outros produtos nas áreas livres dos bairros, o plantio de árvores inibe essa prática”, informa ele. 
As mudas utilizadas tem 2 metros de altura, e são de espécies nativas. “Na Região Norte existem áreas crônicas de descarte de entulhos, que temos de revisitar constantemente”.
Para evitar o descarte de entulho em terrenos baldios, a Secretaria de Meio Ambiente, além de plantar árvores, ativou os pontos de apoio dos bairros Santo Antonio e Cidadania.

Nenhum comentário: