quinta-feira, 10 de março de 2011

Divulgados os espetáculos nacionais adultos do 11º FIT– Festival Internacional de Teatro de SJRP


Foram divulgados nesta quinta-feira (10/3) os espetáculos nacionais adultos que já integram a grade de programação do 11º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, apresentado pela Petrobras, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SESC-SP e Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty. Até o momento, o FIT conta com dez espetáculos locais, nove adultos nacionais e seis infantis. O evento será realizado de 6 a 16 de julho. Dentre os espetáculos adultos nacionais, foram selecionados “Hospital da Gente”, do Grupo Clariô de Teatro (SP); “Savana Glacial”, da Cia. Físico de Teatro (RJ); “Manter em Local Seco e Arejado”, da [pH2] Estado de Teatro (SP); “Banal”, da Diga Sim Produções (RJ); “Oxigênio”, da Cia. Brasileira de Teatro (PR); “Meire Love”, do Grupo Bagaceira de Teatro (CE); “Triptico”, do Club Noir (SP); “A Dócil”, do Grupo Folias (SP); e “Navalha na Carne”, da Bateia Cultura Produção Artística (RJ).
Os espetáculos de rua ainda estão em processo de checagem. Também estão em processo de seleção os espetáculos internacionais. A curadoria do Festival é formada por Marici Salomão, José Fernando Peixoto, Maria Thereza Magalhães e Armando Fernandes. Os espetáculos locais e infantis haviam sido divulgados no último dia 25. Integram a programação do FIT as peças locais “As Sobras de Tudo que Chamam Lar”, da Tokaia Cia. Teatral; “[Uma História de] Borboleta in Process”, da Cia. Hecatombe; “Sobre Fragmentos de Realidade”, da Con-tato Cia. de Dança; “Casca de Nós”, da Cia. dos Pés; “Vingativa”, da Ciacômica Teatro de Bonecos; “Marcelo, Marmelo, Martelo”, da Cia. Azul Celeste; “Dooutrolado”, da Cia. Girassonhos; “O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente”, da BlackBerries Wilted Company; “Dois Dias Antes do Resto do Mundo”, do Estágio 1 Cia. de Teatro; e “Processo Metamorfose”, da Cia. Núcleo 2. Entre os infantis, estão “O Homem que Amava as Caixas”, da Cia. de Teatro Artesanal (RJ); “A Criança mais Velha do Mundo”, da Cia. Núcleo de Criação da Banda Mirim (SP); “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Grupo 59 (SP); “A Revolução dos Bichos”, da Cia. Fractal de Teatro (SP); “Quixote Caboclo”, da Cia. da Tribo (SP); e “Rabisco – Um Cachorro Perfeito”, do Maracujá Laboratório de Artes (SP).
Confira os espetáculos nacionais adultos selecionados
“Hospital da Gente”, do Grupo Clariô de Teatro (SP)
Figuras tão conhecidas como a mendiga, a bêbada, a prostituta, a velha, a mãe ou a dona de um boteco de uma Favela Fênix qualquer, dão luz a perguntas apagadas do nosso questionário a respeito do que está acontecendo.
“Savana Glacial”, da Cia. Físico de Teatro (RJ)
O espetáculo se fragmenta como a mente da personagem, que sofre de perda de memória recente, isolada em seu apartamento com o marido. A vizinha invade a privacidade do casal, criando um jogo de verdades e mentiras, ficção e realidade. A trama envolve ainda um quarto personagem, uma espécie de elo com a realidade.
“Manter em Local Seco e Arejado”, da [pH2] Estado de Teatro (SP)
O espetáculo apresenta ao espectador um espaço ficcional: expõe, em cena, um mundo alagado. Nesse contexto específico, apresenta figuras que estão adaptadas a uma situação de risco e degradação evidentes.
“Banal”, da Diga Sim Produções (RJ)
É abordada a violência urbana no Brasil a partir de procedimentos contemporâneos de linguagem: propõe a convergência entre dramaturgia, jornalismo, performance e video-arte em uma cena não realista.
“Oxigênio”, da Cia. Brasileira de Teatro (PR)
Um homem e uma mulher falam, pensam, discutem, esbravejam, cantam, dançam, especulam, se buscam, se torturam, se provocam e amam, em torno da fábula de Saniok que mata sua mulher por falta de oxigênio.
“Meire Love”, do Grupo Bagaceira de Teatro (CE)
A exploração infantil vem à tona em um texto que trabalha a cearensidade na prosódia dos personagens, dando um ar leve ao espetáculo que vai se transformando em um ambiente sufocante.
“Triptico”, do Club Noir (SP)
Composto por três obras, aborda aspectos distintos da formação do homem contemporâneo. 'Burger King' mostra o cotidiano de uma das milhares e impessoais franquias da rede de hambúrgueres. 'Casa', um homem fala sobre as vantagens da vida doméstica, em uma casa-modelo situada no subúrbio. E, 'O Fim da Realidade', mostra a relação dos agentes de segurança de um grande edifício.
“A Dócil”, do Grupo Folias (SP)
Diante de sua mulher morta, que caiu de um prédio segurando uma santa, um agiota procura explicações convenientes a respeito do acontecido.
“Navalha na Carne”, da Bateia Cultura Produção Artística (RJ)
Navalha na Carne, um dos textos mais importantes do dramaturgo Plínio Marcos, conta a história de uma prostituta, que chega em casa e encontra seu cafetão, furioso porque não tinha dinheiro. Os dois acabam descobrindo que um vizinho da pensão foi quem pegou o dinheiro para dar a um garoto com quem teria um caso. Esse acerto de contas entre os três provoca uma reviravolta na vida da prostituta.

Nenhum comentário: