sábado, 1 de maio de 2010

Correios homenageiam os 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba com selo e cartão

Os Correios lançaram no último dia 23 de abril, às 10 horas, no Espaço São Bento, em Sorocaba (SP), um selo (emissão comemorativa) e um cartão-postal focalizando os 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba/SP. Nesta emissão da Série Arquitetura e Festas Religiosas são focalizadas edificações religiosas que apresentam singularidades nos contextos religioso e arquitetônico, assim como festas religiosas tradicionais do centro-oeste brasileiro, que permeiam aspectos da história da colonização do interior do Brasil. Além do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, no interior paulista, também são apresentados a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, Mato Grosso, cujo lançamento será no próximo dia 4 de junho, e a Festa do Divino Pai Eterno, com seu Santuário Basílica, localizado em Trindade, Goiás, com lançamento no dia 06 de junho de 2010.

O selo reproduz a obra “Mosteiro de São Bento de Sorocaba”, óleo sobre tela, da artista plástica Sônia Vrubleski. A imagem mostra a fachada do prédio que abriga o citado Mosteiro, que está completando seu 350º aniversário de fundação, e evoca, por meio de suas formas arquitetônicas, a simplicidade e a solidez, típicas das construções do período colonial brasileiro. Foi utilizada a técnica de fotografia.

Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 1,05 (1º Porte da Carta Comercial). Já o cartão-postal, têm uma tiragem de 4 mil unidades ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


IMAGEM DO CARTÃO-POSTAL FRENTE E VERSO

HISTÓRICO

O Mosteiro de São Bento de Sorocaba foi fundado em 1660, por doação de sesmaria, em 21 de abril de 1660, pelo fundador de Sorocaba, o bandeirante Baltazar Fernandes, à Ordem Beneditina. Os Beneditinos chegaram à região antes mesmo da elevação de Sorocaba à categoria de Vila, em 3 de março de 1661. A cidade de Sorocaba, fundada em 1654, cresceu no entorno do Mosteiro de São Bento e sua Igreja. É a única localidade do Brasil que nasceu e se desenvolveu em torno de um mosteiro, como foram tantas outras da Europa e mesmo do Oriente. De Sorocaba saíram os bandeirantes e tropeiros que fundaram inúmeras povoações pelo Brasil, como Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cujo fundador, Paschoal Moreira Cabral, tem seu pai sepultado no Mosteiro de São Bento. Cidade pujante, berço de grandes vultos da história brasileira, como o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, Presidente da Província e Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o historiador Francisco Adolpho de Varnhagen, considerado pai da História do Brasil, e tantos outros, e que acolheu filhos ilustres, como o empreendedor europeu Matheus Maylasky, fundador da Estrada de Ferro Sorocabana, que residiu, inicialmente, no Mosteiro de São Bento. O Mosteiro de São Bento de Sorocaba é um dos poucos exemplares de edificação monástica, ainda original, em todo o mundo, e, desde sua fundação, em 1660, com a presença ininterrupta de monges beneditinos. Historicamente, a influência exercida pelo mosteiro na região de Sorocaba é muito significativa. A cidade se expandiu à partir de sua instalação, e diversas ruas, praças, clubes e bairros levam o nome do santo. Seus membros e voluntários benfeitores vêm prestando, desde o início de suas atividades, relevantes serviços à comunidade sorocabana, especialmente em obras de cunho social e assistencial. No Brasil, diversos outros mosteiros foram substituídos por novas edificações no decorrer dos séculos. Na Europa, por causa de guerras, expulsões e outros acontecimentos históricos, muitos mosteiros tiveram vida monástica interrompida, intermitente ou deixaram de existir. O Mosteiro de São Bento é um marco histórico dos mais importantes, ao Município de Sorocaba, à comunidade beneditina, ao Estado de São Paulo, ao Brasil, e à história monástica e patrimonial mundial. Vem sendo totalmente restaurado, e a presença beneditina, nunca interrompida, está sendo revitalizada. A emissão deste selo, nos 350 anos de fundação do Mosteiro de São Bento, representa o reconhecimento à inestimável Obra Beneditina desenvolvida em Sorocaba e no Brasil.


Nenhum comentário: