O telefone transformou as relações sociais e econômicas em todo o mundo. Surgiu oficialmente em 10 de março de 1876, quando o físico Alexander Graham Bell (nascido na Escócia e radicado nos Estados Unidos) conseguiu a patente de seu prodigioso invento.
Bell é considerado uma das maiores mentes da humanidade, não só por ter inventado o telefone, mas por ter criado as bases para o surgimento de outros aparelhos como o gravador sonoro (um aperfeiçoamento do fonógrafo inventado por Édison), as sondas tubulares para exames médicos, um colete a vácuo (forma primitiva do pulmão de aço) e um sistema de localização de icebergs, semelhante ao sonar. Foi ele também um dos precursores na descoberta do raio laser.
O telefone moderno se desdobrou em inúmeros aparelhos, fixos e móveis, para facilitar a comunicação e agilizar a troca de informações ao encurtar as distâncias e aproximar as pessoas. É uma peça fundamental para a economia mundial, sobretudo na era da globalização, pois sem esse aparelho o planeta não mais seria o mesmo. Toda a estrutura intercontinental construída a partir desse invento é hoje a base da moderna tecnologia de comunicação.
Os cabos ultramarinos, a fibra óptica e os satélites artificiais de comunicação tornaram-se as vias que levaram as vozes de pessoas por todo o planeta e atualmente constituem a grande "supervia da informação", conduzindo os dados digitais da rede mundial de computadores, a internet. Esta, na verdade, é um desdobramento do telefone que, combinado ao computador, continua a dar contribuições para o avanço tecnológico, econômico, social e cultural de todos os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário