segunda-feira, 9 de março de 2015

Começa amanhã o torneio leiteiro da Expo 2015


 Começa, nesta terça-feira (10/3), o torneio de gado leiteiro da 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto. Serão quatro dias de ordenhas para apontar a melhores novilhas e vacas leiteiras do país, das raças Gir Leiteiro e Girolando. Muitas das vacas concorrentes trazem dezenas prêmios e até recorde mundial de produção, como é o caso da fêmea jovem Dóris Fiv Alambari, da raça Gir Leiteiro.
Dóris atingiu o recorde mundial com uma média diária de 55,906 kg de leite. A marca foi alcançada no Camaru, em Uberlândia/MG, em setembro do ano passado. Em menos de um anos, foram três recordes mundiais alcançados por animais da agropecuária Alambari, da qual Dórios faz parte.
Também estará no torneio Ofélia FIV, considerada a melhor novilha da atualidade da raça Gir Leiteira. É vencedora de todas as competições que participou, entre elas a Expozebu 2014, quando das comemorações dos 80 anos do evento. Foi campeã da 75º Expogrande - Feira Agropecuária de Campo Grande-MS, da 4º Exposição Estadual do Gir Leiteiro/MS e da exposição de Gir Leiteiro de Jataí, em Goiás. Em Rio Preto, Ofélia irá participar, pela primeira vez, do torneio leiteiro. A expetativa é que ela bata o recorde brasileiro da raça Gir Leiteiro e até o mundial. Ofélia faz parte do plantel da fazendo Quilombo, de Capinópolis /MG.
Rio Preto marca a abertura oficial do ranking da raça Gir. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Nelson Ariza, o que há de melhor das raças Gir e Girolando está na Expo Rio Preto 2015. “Podemos considerar o torneio de Rio Preto como a copa do mundo da disputa leiteira. Aqui está a elite do gado leiteiro nacional”, declarou 
Além do torneio leiteiro, o gado participará do julgamento de pista. Os julgamentos das raças Gir Leiteiro e Girolando acontecerão nos dia 13 e 14 de março.
No próximo dia 14, sábado, no Recinto de Exposições, às 20 horas, acontece o Leilão Genética Leiteira, com os gados Girolando e Gir Leiteiro. Serão 50 lotes do mais alto padrão, com bezerras, novilhas e vacas das raças. O leilão será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.
A 54ª Expo de Rio Preto, que terá a sua abertura oficial no próximo dia 12 e vai até o dia 22, está dividida em dois turnos. O primeiro é destinado ao gado leiteiro. O segundo, ao gado de corte.  Já estão confirmadas 1.200 cabeças de gado. O evento, este ano, terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio.
Programação – Gir Leiteiro e Girolando
Torneio Leiteiro
Dia 10 – Abertura às 14 horas. Ordenha às 22 horas
Dia 11 – Ordenhas às 6, 14 e 22 horas
Dia 12 – Ordenhas às 6, 14 e 22 horas
Dia 13 – Ordenhas às 6 e 14 horas – Encerramento
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Julgamentos 
Dia 13 – Início às 9 horas
Dia 14 – Início às 9 horas 
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Leilão:
Genética Leiteira
Data: 14/3/2015
Horário: 20 horas
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto” 

Nenhum comentário: