A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta sexta-feira (13/02), campanha de orientação sobre dengue para todos os viajantes que passarem pela Estação Rodoviária e Aeroporto Eribelto Manoel Reino.
Durante esta sexta-feira, o sábado, dia 14/02, e os dias 20 e 21/02, quem passar por ambos os locais – 8h às 17h, na Rodoviária e 8h às 20h, no Aeroporto - receberá material educativo sobre dengue.
“Os agentes de saúde abordarão os viajantes para orientá-los sobre os sintomas da doença e a importância da notificação imediata no início de sintomas, mesmo não sendo residente na cidade. Quem for de fora será orientado a informar o endereço de permanência na cidade, seja casa de parentes, hotel ou outros. Além, obviamente, das orientações gerais de como se evitar a proliferação do mosquito transmissor”, explica o gerente do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Abner Henrique Alves.
Segundo a Saúde, a recomendação aos moradores de Rio Preto que estiverem saindo para visitar uma área em estado epidêmico da doença é recomendado o uso de repelente.
“O principal objetivo da ação é possibilitar a identificação precoce de casos importados da doença buscando minimizar o impacto da disseminação da doença de áreas epidêmicas para não epidêmicas, que normalmente ocorre após o período de carnaval”, ressalta Abner.
Além dessa ação, a secretaria tem trabalhado de forma ininterrupta tanto na parte preventiva com a ação das equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas com casos positivos da doença.
Já foram realizados também arrastões nos bairros Vista Alegre, Vila Elvira, Eldorado, Vetorazzo, São Francisco, Estoril e os minidistritos industriais localizados na Vila Toninho, Gonzaga de Campos, Caic, Cristo Rei, São Deocleciano, Jardim Maria Lúcia e Santo Antônio.
Já entre os dias 23 e 26/02 será a vez da região da Estância Bela Vista.
Outra ação que realizada nesta semana foi o treinamento de agentes administrativos, auxiliares e técnicos de enfermagem responsáveis pelos primeiros atendimentos aos suspeitos de dengue e Chikungunya. A capacitação será realizada no Teatro Nelson Castro, entre 14 horas e 17 horas.
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário