quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Hora do Planeta irá ressaltar a relação entre crise hídrica e mudanças climáticas


A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, vai participar pelo quinto ano consecutivo da Hora do Planeta. O evento será realizado em 28 de março.
Promovido em todo o mundo pela Rede WWF, a proposta é de que governos, empresas e a população apaguem as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30. Esta é uma forma de demonstrar a preocupação com o meio ambiente.
Neste ano, a Hora do Planeta irá ressaltar a relação entre a crise hídrica e as mudanças climáticas. A falta d’água impacta na produção de energia, concentrada no sistema de hidrelétricas no Brasil. Por consequência, as duas crises incidem sobre a economia, que sofre com a queda da produção agrícola e industrial.
Em Rio Preto, a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo irá apagar as luzes do Lago 2 da Represa. Em parceria com a Unirp, os alunos do curso de Moda irão desenvolver luminárias de material reciclado para serem instaladas no local. Além disso, outros eventos estão sendo agendados para incentivar toda a população a participar, apagando as luzes de suas casas ou empresas ou indo até a Represa prestigiar o evento.
No ano passado 162 países participaram da Hora do Planeta. Como forma de adesão vários monumentos tiveram suas luzes apagadas, como A Ópera House de Sydney; Empire State Building, em Nova Iorque; Torre Eiffel, em Paris; Big Ben e Palácio de Buckingham, em Londres; Kremlin, em Moscou, e as Pirâmides de Giza, no Egito. No Brasil, ficaram no escuro, por exemplo, o Monumento às Bandeiras, em São Paulo; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e o Palácio do Planalto, em Brasília.

Nenhum comentário: