quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Assistência faz Mapa Falado Institucional e Migrante


Os Mapas Falados realizados pela Secretaria de Assistência Social – Semas - chegam à reta final, nesta sexta-feira (7/8). O Mapa Centro POP Migrante (antiga FRAS) e Mapa Institucional finalizam a etapa da metodologia utilizada pela Semas, para dar voz a população, em vários territórios da cidade. Os trabalhos foram acompanhados pela secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, e equipe técnica dos CRAS, CREAS e Vigilância Socioassistencial.
A construção do Mapa Falado Institucional contou com a participação do promotor da Vara da Infância e Juventude, André Luís de Souza, da delegada de Polícia, Margarete Franco, Sabrina Castellani, da Defensoria Pública, conselheiras tutelares e integrantes da secretaria de Saúde.
O Mapa Falado Institucional, como explica a secretária, trabalha com todos os territórios da cidade, de uma forma globalizada. “O Mapa foi construído a partir dos apontamentos feitos pelos participantes de órgãos e instituições, enfatizando os serviços que já são realizados e as necessidades para cada localidade”, destaca Helena.
Para o promotor da Vara da Infância e Juventude, André Souza, este é um momento muito importante e oportuno para se ter uma visão mais ampla dos serviços oferecidos. “A partir do momento que as informações forem socializadas, a população terá muitos ganhos na agilidade do atendimento dos serviços”, ressalta o promotor.
A delegada de Polícia, Margarete Franco, também enfatiza a ação positiva da Semas. “É um trabalho produtivo para integração de setores”, afirma ela.
O Mapa Falado Migrante também faz parte das ações da pasta para a construção do Diagnóstico Socioterritorial que está sendo elaborado pela Vigilância Socioassistencial. Os dados serão geoprocessados e irão subsidiar e nortear a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social.
Os Mapas Falados já foram realizados em 13 CRAS e CREAS com a participação da população.
Os Mapas foram referenciados e apontados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – como uma metodologia e prática inovadora para construção do Plano Municipal de Assistência Social. Um exemplo a ser seguido por todos os municípios do país.

Nenhum comentário: