terça-feira, 1 de julho de 2014

Bosque coloca bambu nos recintos dos animais


O Bosque Municipal de São José do Rio Preto está realizando mudanças gradativas nos recintos que abrigam os animais. As jaulas de algumas espécies começaram a receber revestimento em bambu e folhas no chão. “São detalhes que podem tornar o ambiente mais acolhedor para os animais”, explica o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Clinger Gagliardi.
O Bosque de Rio Preto possui 67 recintos, que abrigam 500 animais de 127 espécies. Está localizado numa área de 150 mil metros quadrados, na qual passa o Córrego Felicidade. Além de animais em cativeiro há outros, soltos: são macacos bugio, saguis, jabutis, cotias, tucanos, paturis, Irerês e até algumas espécies de cobras. Parte do bosque integra uma APP – área de preservação permanente.
A veterinária Ana Paula Beltran Alcazas considera que os animais mais difíceis para manejar são os mega vertebrados como os hipopótamos e o cervo nobre. “Eles são agressivos e podem se tornar perigosos. É preciso todo cuidado na hora de tratar”, afirma. Ao contrário do que se imagina, as serpentes não apresentam dificuldade para manejo, pois não existe contato direto na hora de alimentá-las.
Há três hipopótamos atualmente no bosque. Eles são um casal e um filhote, que nasceu no ano passado e ainda não foi doado. “É difícil encontrar receptores para esses animais por serem de grande porte e necessitarem de lago para abriga-los”, informa o veterinário Bernard Von Shimovisky.
A equipe que cuida dos animais possui 16 funcionários para manutenção, dois veterinários e quatro estagiários das áreas de Biologia e Veterinária, que atuam na educação ambiental.
Os animais consomem semanalmente 1 tonelada de alimentos, entre carnes, verduras, frutas, legumes e ração. As mudanças nas jaulas serão feitas gradativamente, para evitar estresse dos bichos.
O Bosque Municipal funciona diariamente das 9 às 17 horas e permanece fechado às segundas-feiras para manutenção.

Bosque Municipal de São José do Rio Preto
Rua José Deguer, s/nº - Jardim Nazareth
Fone : 3225-3930  

Nenhum comentário: