sábado, 26 de abril de 2014

Plantão de vacinação contra influenza neste sábado


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (26/4), plantão especial de vacinação contra influenza, intitulado Dia D contra a doença. Serão 30 pontos de vacinação espalhados por todo o município, entre eles, as 26 unidades de saúde, que estarão abertas das 8 às 17 horas.
Segundo a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, outros quatro postos volantes vão funcionar no Hipermercado Carrefour, às margens da rodovia Washington Luís (SP-310), Supermercado Trídico (Avenida Mirassolândia), Supermercado Laranjão (avenida Danilo Galeazzi) e na praça Rui Barbosa, em frente ao Praça Shopping, com horário diferenciado – das 9 às 13 horas.
Na ação da Praça, além da vacinação contra Influenza, quem passar pelo espaço também poderá aferir a pressão arterial e medir a glicemia. As pessoas que tiverem alteração serão orientadas a procurar a unidade de saúde mais próxima para agendamento de consulta e exames.
Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Hoje, dentro do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, em Rio Preto. São 127.892 pessoas. “A expectativa é vacinar pelo menos 20% deste total”, afirma Michela. Até o final da campanha, a meta proposta é imunizar 80% desta população.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
“O objetivo desta ação especial é proporcionar à população uma alternativa a mais em data e horário para que a mesma se imunize contra a influenza. A época correta para a vacinação é agora, antes do inverno, época em que as doenças respiratórias são mais comuns”, orienta Michela. Na segunda-feira, dia 28/4, a vacinação continuará normalmente nas 26 unidades de saúde.
Além dos postos de vacinação, 31 equipes da Secretaria de Saúde, compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas vão imunizar ‘in loco’ 1,2 mil idosos e pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, que já estão previamente cadastrados nas unidades de saúde. Serão 340 profissionais envolvidos na ação.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Câncer bucal
Simultaneamente à campanha nacional de imunização contra influenza, o município também realizará campanha de prevenção ao câncer bucal. De acordo com a coordenadora da área, Ana Pranke, a ação tem início neste sábado (26/4) e se estenderá pelos dias 28, 29 e 30/04, além dos dias 05 e 06/05.
“A ação será feita em parcerias por estudantes da Unirp, com apoio dos dentistas das unidades de saúde. Serão distribuídos materiais educativos e realizados exames preventivos nos pacientes que passarem pelas unidades para a vacina”, afirma a coordenadora de saúde bucal do município.

Nenhum comentário: