sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação do primeiro trimestre de 2014


Serão oferecidas 8.736 mil vagas para 275 atividades de formação
e difusão gratuitas na capital e interior do Estado
No dia 7 de janeiro de 2014 as Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abrem as inscrições para programação do primeiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 275 atividades de formação e difusão e 8.736 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.
Depois de quase três décadas de implantação, o programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo passou por uma revisão e atualização em sua estrutura para que se torne, cada vez mais, um projeto instigante, provocador, criativo, inovador e plural. Após participar do Edital de Convocação e ser selecionada pela Secretaria da Cultura, a POIESIS assinou novo contrato de gestão para gerenciar o programa por mais quatro anos e meio.
A nova proposta técnica define essas mudanças. Além de preservar e aperfeiçoar o que é a principal característica das Oficinas, qual seja, a sua vasta gama de programação nas mais diversas linguagens para os mais variados públicos, passa também a oferecer outras possibilidades em outros programas específicos, listados a seguir, que têm por objetivo ampliar seu público, agregar diferentes conteúdos e extrovertê-los em novos meios.
A nova estrutura das Oficinas terá os seguintes Programas: Programas das Ações de Formação; Programas das Ações de Articulação; Programas das Ações Virtuais; Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.
Programação do primeiro trimestre de 2014
Oficina Cultural Fred Navarro
Um dos destaques da Oficina Cultural Fred Navarro é o ciclo de palestras Políticas Culturais – Reflexões e Práticas, que acontece de 22 de fevereiro a 29 de março. Os profissionais José Marcio Barros, Célio Turino e Valdir Grandini foram convidados a compartilhar, com gestores culturais e artistas de São José do Rio Preto e região, arcabouços conceituais, reflexões e relatos de experiências que possam instrumentalizá-los e orientá-los em sua tarefa de fomentar e promover políticas culturais que assegurem à população este direito fundamental. 
Outro destaque é o workshop Comédia e Clown, que o ator e diretor escocês Johnny Melville dará no dia 22 de janeiro, na sede da Oficina, e nos dias 23 e 24 de janeiro, em Fernandópolis. Melville dará ênfase em mímica, improvisação, espontaneidade e clown. O treinamento aplicará técnicas como Aikido, Tai Chi Chuan, Acrobacia e “Chimpanzé”, além de experimentos de resistência como ferramentas para que os participantes expandam seus limites para além de sua zona de conforto.
Sobre as Oficinas Culturais
Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).
Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.
Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spinola de Castro, 5.084 - Imperial
 São José do Rio Preto-SP
Telefone: (17) 3212-9235 / 3234-2405
frednavarro@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h
Sábados, das 9h às 18

Nenhum comentário: