terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dia da corrida de São Silvestre - HOJE - 31/12


A Corrida de São Silvestre começou com a participação de sessenta atletas brasileiros. O percurso era de 8.800m, pelas principais ruas do centro de São Paulo.
A mais importante prova de rua do atletismo brasileiro ocorre no dia da festa de são Silvestre. Ele foi o primeiro papa a ocupar o cargo depois da legalização da Igreja de Cristo por parte do imperador Constantino.
Em 1924, o jornalista paulista Cásper Líbero presenciou uma corrida noturna parisiense muito original, em que os participantes portavam tochas acesas para iluminar o percurso.
O jornalista ficou entusiasmado e resolveu realizar uma corrida na capital de São Paulo, colocando os atletas na rua, em plena passagem de ano, à meia-noite de 31 de dezembro, Dia de São Silvestre. O santo, além de padroeiro, deu seu nome à corrida, que se tornou a mais tradicional do atletismo brasileiro e a mais célebre maratona da América Latina.
A Corrida de São Silvestre começou com a participação de sessenta atletas brasileiros. O percurso era de 8.800m, pelas principais ruas do centro de São Paulo. O ex-jogador de futebol Alfredo Gomes, que competia pelo Clube Espéria, chegou em primeiro lugar.
No decorrer do tempo, ocorreram muitas modificações: hoje é vespertino; desde 1945 há a participação de atletas estrangeiros; a partir de 1975, as atletas femininas começaram a ser aceitas; o atual percurso é de 15 km; adolescentes a partir de 16 anos podem se inscrever, bem como cadeirantes, deficientes visuais e deficientes físicos.
De acordo com o regulamento, a largada é feita na avenida Paulista, no 1.578, em frente ao Museu de Arte de São Paulo, e a chegada, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, situada na avenida Paulista, no 900, obedecendo às regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Paulista de Atletismo.
Promovida pela Fundação Cásper Líbero e realizada pela Gazeta Esportiva, a Corrida de São Silvestre oferece troféus e medalhas aos vencedores, em solenidade no Teatro Gazeta, no dia 1o de janeiro, em São Paulo.

Nenhum comentário: