sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saúde realiza Semana de Prevenção ao Diabetes


Palestras, exames preventivos e distribuição de material educativo são algumas das ações previstas para a próxima semana, dentro da programação da Semana de Prevenção ao Diabetes, que será promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, entre 11 e 15 de novembro.
Segundo a médica e coordenadora do Programa de Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Saúde, Fernanda Salomão Gorayeb, a ação tem por objetivo orientar a população sobre diabetes e o tratamento oferecido na rede.
Na programação estão previstas atividades como palestras, aferição de glicemia e pressão arterial, exames e distribuição de panfletos informativos.
Programas
Hipertensos e diabéticos têm em Rio Preto dois programas de tratamento específicos, ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as 26 unidades de saúde do município – trata-se do Tempero da Vida, voltado a portadores de hipertensão arterial e o Doce é a Vida, para quem tem diabetes, tanto o tipo 1 como o 2. 
Para realizar o tratamento e acompanhamento da doença na rede pública de saúde, basta que o hipertenso ou diabético procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar a taxa de glicemia, peso e variações da hipertensão arterial.
Dentro dos programas, o paciente também acesso gratuitamente aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das unidades de saúde e orientação nutricional.
No caso de pacientes insulino-dependentes, o Ministério da Saúde, por meio do município, também cede mediante contrato de comodato, o aparelho portátil para aferição dos índices glicêmicos, o que garante um melhor acompanhamento da doença pelo paciente.
Outra facilidade existente na rede voltada ao atendimento de hipertensos e diabéticos é o Programa de Entrega Domiciliar de Medicamentos, no qual, após cadastro na própria unidade de saúde, o paciente passa a receber em casa periodicamente os medicamentos prescritos pelo profissional médico.
Confira a programação:
UBS Anchieta
11/11 e 12/11 – Aferição de glicemia de todos os pacientes que passarem pela sala de espera
13/11 – Palestra alertando os perigos da doença pelos profissionais do NADS.
UBS São Deocleciano
11/11 e 12/11 – Aferição de glicemia e busca ativa na frente da unidade.
UBS Gabriela
11/11, 13/11 e 14/11 – Orientação aos pacientes que passarem pela sala de espera
13/11 – Grupo noturno de Diabéticos com orientações sobre a doença e uso correto da medicação.
UBSF CAIC/Cristo Rei
11/11 – Orientação aos pacientes que passarem pela sala de espera e avaliação e teste de sensibilidade dos pés com Monofilamentos
12/11 – Palestras nos grupos de HAS e DM
14/11 – Aferição de glicemia capilar. ÁS 14 horas será disponibilizado um livro de receitas para o diabético.
UBS São Francisco
11/11 à 15/11 – Das 8h30 às 14 horas, orientação sobre complicações do diabetes melllitus e como ter uma alimentação saudável, além de aferição de glicemia capilar em todos os pacientes da sala de espera.
UBS Santo Antônio
11/11 – Aferição da pressão arterial e exame para diagnóstico da diabetes em todos os pacientes que passarem pela unidade.
UBSF Schmitt
11/11 – Dia da beleza para o diabético em parceria com a Embelleze, das 9 às 15 horas, onde serão prestados serviços como corte de cabelo, escova, manicure, massagem, além de orientações nutricionais sobre diabetes. 
UBSF Renascer
12, 13 e 14/11 – Orientação aos pacientes, aferição de glicemia capilar e consultas médicas.

Nenhum comentário: