segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Campanha de multivacinação prossegue até sexta


Vai até a próxima sexta-feira (30/8), a campanha de multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. A ação, que tem como público-alvo crianças menores de cinco anos, teve início no último sábado, com plantão especial em todas as unidades de saúde.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Michela Dias Barcelos, 4.484 crianças menores de cincos anos foram levadas por pais e responsáveis até às 26 unidades de saúde do município.
O objetivo da campanha é atualizar o calendário vacinal das crianças, verificando se há doses em atraso.
“Entre as que compareceram, 848 receberam alguma vacina de rotina, o que equivale a 18,91% das crianças. Foram aplicadas 1.107 doses de vacina, sendo que 604 foram a segunda dose da tríplice viral. Muitas crianças receberam mais de uma dose de vacina”, afirma Michela.
Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Eldorado, Vetorazzo e Solo Sagrado, a vacinação começa às 8 horas e vai até às 20 horas, nas demais, também começa às oito e termina às 17 horas.
Estão disponíveis pelo SUS, voltada para crianças menores de cinco anos, as vacinas BCG, que protege contra tuberculose, hepatite B, poliomielite, pneumocócica-10 valente, pentavalente (pneumonia, otite, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzas tipo B), rotavírus, meningococo C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), febre amarela e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Nenhum comentário: