sábado, 2 de março de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas..... e Santo do dia de hoje São Simplício


ADRIANA MARIA ROSSINI SIQUEIRA,
AMERICO JOSE PINTO,
ANTONIO CARLOS OLIVEIRA,
ATAIDE PEREIRA,
CARLOS AUGUSTO CARDOSO LEITE,
CLEONICE FALACI PRUDENCIO,
DORACI BELARMINO SILVA,
EUTAIR ALVES DOS SANTOS,
IZILDINHA ALVES BARBOSA,
JOÃO MARCIO BIASON,
JOSE ANGELO DIAS,
JOSE CARLOS REZZUTI,
LOURIVAL GARCIA DUARTE,
MARCIA MARIA MACEDO DE MAURO,
MARCOS GARDIM FERREIRA,
MARIA DOLORES CORD. MERONO,
MARILENE DE CARVALHO,
NEUZA MARQUES DE SOUZA,
NICOLINO CASELA,
NORALDO PEREIRA DA SILVA, 
OSWALDO MORENO,
ROGERIO OLIMPIO DE PAULA,
ROMEU JOSE,
VALDEMAR GONÇALVES PEREIRA,
WALDOMIRO THOMÉ FILHO,
WILSON ROMANO CALIL e
ZELINDA FALCO DA SILVA.

*****

Santo do dia de hoje 

 São Simplício

Simplício nasceu na cidade italiana de Tivoli e seu pai se chamava Castino. Depois disso, os dados que temos dele se referem ao período que exerceu a direção da Igreja, aliás uma fase muito difícil da História da Humanidade: a queda do Império Romano. Ao contrário do que se podia esperar, teve um dos pontificados mais longos do seu tempo, quinze anos, de 468 a 483.
Nessa época, Roma , depois de resistir às invasões de godos, visigodos, hunos, vândalos e outros povos bárbaros, acabou sucumbindo aos hérulos, chefiados pelo rei Odoacro, que era adepto do arianismo e depôs o imperador Rômulo Augusto. A partir daí, conquistadores de todos os tipos se instalaram, depredaram, destruíram e repartiram aquele Império, tido como o centro do mundo. Roma, que era sua capital, sobreviveu. Nesse melancólico final, a única autoridade moral restante, a que ficou do lado do povo e acolheu, socorreu, escondeu e ajudou a enfrentar o terror, foi a do Papa Simplício.
Ele fazia parte do clero romano e foi eleito para suceder o Papa Hilário. Tinha larga experiência no serviço pastoral e social da Igreja e uma vantagem: ter convivido com o Papa Leão Magno, depois proclamado santo e doutor da Igreja, que deteve a invasão de Átila, o rei dos bárbaros hunos. Ao Papa Simplício, nunca faltou coragem, fé e energia, virtudes fundamentais para o exercício da função. Ele soube manter vivamente ativas as grandes basílicas de São Pedro, São Paulo Fora dos Muros e São Lorenço, que a partir do seu pontificado passaram a acolher os católicos em peregrinação aos túmulos dos Santos Apóstolos. Depois construiu e fundou muitas igrejas novas, sendo as mais famosas aquelas dedicadas a São Estevão Rotondo e a Santa Bibiana. Trabalhou para a expansão das dioceses e reafirmou o respeito à genuína fé em Cristo e à Igreja de Roma. 
Os escritos antigos registram suas várias cartas à bispos, orientando sobre a forma de enfrentar o nestorianismo e o monofisitismo, duas heresias orientais que na época ameaçavam a integridade da doutrina católica e vinham se espalhando por todo o mundo cristão. Mas o Papa Simplício se manteve ativo ao lado do povo, ensinando, pregando, dando exemplo de evangelizador, apesar dessas e outras dificuldades. Além disso mostrou respeito a todo tipo de expressão da arte; foi ele que ordenou para serem colocados à salvo da destruição dos bárbaros os mosaicos considerados pagãos, da igreja de Santo André. Morreu, amado pelo povo e respeitado até pelos reis hereges, no dia 10 de março de 483. Suas relíquias são veneradas na sua cidade natal, Tivoli, Itália.
Foi assim que Roma, graças à atuação do Papa Simplício, apesar de assolada por hereges de todas as crenças e origens, deixou de ser a Roma dos Césares passando a ser a Roma dos Papas e da Santa Sé. A sua comemoração litúrgica ocorre no dia 02 de março.

É dia também de 


*****

Mensagem de hoje

"Se deres as costas à luz, nada mais verás do que 
a tua própria sombra. " (Zálkind Piatigórsky).

Bom fim de semana cheio de 
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: