sábado, 16 de março de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje Santo Heriberto


ANTONIO PELICER,
DIRCO TERUO YAMAMOTO,
EUCLYDES TALARICO FILHO,
FABIO PEREIRA DA SILVA,
JOSE CARLOS AIDAR AYOUB,
LUIZ DINO VIZOTTO,
MARCIA ELAINE FAUSTINO MOURA,
MARCIO RENATO CLADEIRA SILVA,
MARIA HELENA DE SOUZA,
MARIA IRENE CARANANTE TEIXEIRA,
MAZÉ RIBEIRO CURY,
MILTON BOHAC NETO,
NEIDE SAFADI VESCOVI,
OTILIA EMLEH,
PAULO ALEXANDRE FERRARI CURTI,
PEDRO HENRIQUE CHAGAS ROSSELI,
ROSICLEIRE DOURADO e 
ZILDA BELLEI.


*****

Santo do dia de hoje

Santo Heriberto

Heriberto foi arcebispo de Colônia, na Alemanha, ainda muito moço, pois sua religiosidade brotara ainda na infância. Conta a história que, no dia em que nasceu, em 970, filho de descendentes dos condes de Worms, notou-se uma extraordinária luz pairando sobre a casa de seus pais. O fenômeno teria durado várias horas e marcado para sempre a vida de Heriberto, que caminhou reto para o caminho da santidade.
Como desde pequeno mostrava vocação para a religião e os estudos, seus pais o entregaram ao convento de Gorze. Ali, Heriberto descobriu para si e para o mundo que era extremamente talentoso, mas decidiu-se pela ordenação sacerdotal, que ocorreu em 995. Com o decorrer do tempo cursou diversas escolas, chegando a ser considerado o homem mais sábio de seu tempo. E foi nesta condição que o imperador Oton III o nomeou chanceler, seu assessor de maior confiança. Sua fama e popularidade cresceram, não só devido à sabedoria, mas também pela humildade e a caridade que praticava com todos. Assim, foi eleito bispo de Colônia, em 999. 
Quando Oton III morreu, o imperador que o sucedeu, Henrique II, também acabou tornando-se admirador de Heriberto, apesar da oposição que lhe fez no início. Uma vez que o bispo Heriberto o consagrou rei sem nenhuma contestação. E por fim o novo rei Henrique II o chamou para ser seu conselheiro.
Então, a obra caridosa do bispo pôde então continuar. Os registros mostraram que, depois de fundar um hospital para os pobres, Heriberto visitava os doentes todos os dias, cuidando deles pessoalmente. Diz a tradição que, certa vez, houve na cidade uma grande seca, ficando sem chover por meses. O bispo comandou um jejum de três dias e, finalmente, uma procissão de penitência pedindo chuva aos céus. Como nem assim choveu, Heriberto comovido começou a chorar na frente do povo, culpando-se pela seca. Dizia que seus pecados é que impediam Deus de fazer misericórdia. Mas, um fato prodigioso aconteceu nesse momento, imediatamente o céu escureceu e uma forte chuva caiu sobre a cidade, durando alguns dias e pondo fim à estiagem.
Com fama de santidade ainda em vida, o bispo Heriberto morreu no dia 16 de março de 1021, numa viagem de visita pastoral à cidade de Deutz, onde contraiu uma febre maligna que assolava a população. Suas relíquias estão na catedral dessa cidade, na Colônia, Alemanha. Na igreja que ele mesmo fundou junto com o mosteiro ao lado, que foi entregue aos beneditinos.
Amado pelos fiéis a peregrinação à sua sepultura difundiu seu culto que se tornou vigoroso em toda a Europa, especialmente na Itália e na Alemanha, país de sua origem. Foi canonizado em 1227, pelo Papa Gregório IX que autorizou o culto à Santo Heriberto, já tradicionalmente festejado pelos devotos no dia 16 de março.

É dia também de 


*****
Mensagem de hoje

Sabe que perdes tempo e trabalho, 
se não estás atento ao que lê 
ou ao que ouves. (J. L. Vives).

Bom fim de semana com
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.
  

Nenhum comentário: