sábado, 20 de outubro de 2012

Convite Estreia da Orquestra Belas Artes - gratuito


A OBA! (Orquestra Belas Artes) nasceu dentro da escola de música homônima, por iniciativa do músico e educador musical André Vernino que, há anos, ministra aulas de música em conjunto para crianças nesse instituto.
Com as crianças crescendo e evoluindo musicalmente, cada uma no próprio instrumento, foi possível dar vida a uma verdadeira orquestra. Além disso, começaram a fazer parte do conjunto alguns alunos do Projeto Guri, instituição onde ele também trabalha.
Atualmente, a orquestra é formada por vinte componentes, na maioria jovens entre os 12 e os 17 anos. Ela tem sua especificidade, particularmente na escolha dos instrumentos utilizados que foge do padrão, tanto das orquestras eruditas como dos conjuntos de música popular: violinos (divididos em primeiros e segundos), violoncelos, baixo elétrico, piano, teclado, percussões afinadas (metalofones e xilofones) e melódicas (popularmente conhecidas como escaletas).
Outra particularidade, consequência da primeira, é que os arranjos, todos originais, elaborados pelo próprio André Vernino, são feitos sob medida para esse conjunto, ou seja, não adaptando arranjos pré-existentes, o que significaria, na maioria das vezes, eliminar partes de instrumentos, criando a impressão de que está faltando alguma coisa. Ao contrário, a sensação é a de um som “cheio” que cada instrumento contribui a criar.
A proposta é mais informal e o repertório está mais voltado para a música atual, privilegiando temas de filmes, tais como Harry Potter e Piratas do Caribe.
 Andrea Porzio Vernino: pianista e arranjador nascido na Itália, diplomado em didática musical em Milão, atua há mais de dez anos na área da educação musical, como professor de iniciação musical, regente de grupos instrumentais e de corais e ministrando oficinas de educação musical para professores.

Um comentário:

kanito78 disse...

Magnifico evento.Felicidades por tu blog,esta muy bien elavorado.
http://kanito78.blogspot.com.es/